6790482 | O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA PERSPECTIVA DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM: reflexões para o processo de ensino-aprendizagem | Autores: Giselle Barcellos Oliveira Koeppe|gisellebarcellos@yahoo.com.br|enfermeiro|doutorado Em Enfermagem|docente|universidade Veiga de Almeida ; Leandro Penco Mendes||enfermeiro|graduação Em Enfermagem|enfermeiro|universidade Veiga de Almeida ; Jonathan Mendonça dos Santos||enfermeiro|graduação Em Enfermagem|enfermeiro|universidade Veiga de Almeida ; Luciana da Costa Nogueira Cerqueira||enfermeiro|mestrado Em Biociência|docente|universidade Veiga de Almeida ; Castorina da Silva Duque||enfermeiro|mestrado Em Enfermagem|docente|universidade Veiga de Almeida |
Resumo: **O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA PERSPECTIVA DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM: reflexões para o processo de ensino-aprendizagem**
_Giselle Barcellos Oliveira Koeppe _[1]__
Leandro Penco Mendes[2]
Jonathan Mendonça dos Santos[3]
Luciana da Costa Nogueira Cerqueira[4]
Castorina da Silva Duque[5]
**OBJETIVOS**: descrever as percepções do graduando de enfermagem frente à construção do Trabalho de Conclusão de Curso, e discutir os fatores que interferem nesta construção. **MÉTODO**: trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu entre abril e maio de 2018. O cenário foi um dos campus da Universidade Veiga de Almeida, localizado no Município de Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram 20 acadêmicos de enfermagem que estavam na fase de construção de seu Trabalho de Conclusão de Curso. A coleta de dados se deu por entrevista guiada por instrumento semi-estruturado, que foi áudio-gravada e posteriormente transcrita para análise. Os dados foram analisados pelo método da Análise de Conteúdo de Bardin, na modalidade temática. **RESULTADOS**: os discentes apontaram o aperfeiçoamento do saber e o enriquecimento da enfermagem enquanto prática e pesquisa como vantagens da realização do trabalho de conclusão de curso. A estrutura metodológica e os cenários de pesquisa foram apontados como dificultadores do processo. A relação com o orientador emergiu tanto como um ponto positivo, como negativo que cerca a realização do trabalho acadêmico. **CONCLUSÃO**: o estudo apontou dados que perpassam as questões voltadas para a realização do trabalho de conclusão de curso. Dessa forma, é necessário refletir sobre estratégias que aprimorem o conhecimento acadêmico, assim como que alcancem questões relacionais e motivacionais, que podem ser a raiz dos problemas identificados. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM**: estudos com foco na pesquisa em enfermagem são importantes para garantir uma mudança de paradigma, onde o enfermeiro deixe para traz a postura de ser apenas um seguidor de normas técnicas, sem demonstrar todo o conhecimento que possui.
**Descritores**: monografia, educação superior, pesquisa em Educação de Enfermagem.
**Área temática**: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem.
* * *
[1] Enfermeira, Mestre e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna
Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do curso de Graduação
em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. E-mail:
gisellebarcellos@yahoo.com.br.
[2] Enfermeiro pela da Universidade Veiga de Almeida.
[3] Enfermeiro pela Universidade Veiga de Almeida.
[4] Enfermeira. Mestre em biociência pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Veiga
de Almeida.
[5] Enfermeira. Mestre pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade
Federal do Rio de Janeiro. Professora do curso de Graduação em Enfermagem da
Universidade Veiga de Almeida.
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