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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6773706


6773706

PROCESSO EDUCATIVO NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA INDÍGENA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Paloma Souza da Paz|paloma_dapaz@hotmail.com|graduando de Enfermagem|estudante|estudante|centro Universitário de Manaus - Ceuni-fametro ; Izabel Cristina Parente Tavares|podostar.bell@gmail.com|graduando de Enfermagem|estudante|estudante|centro Universitário de Manaus - Ceuni-fametro ; Karina Benevides de Lima|karina_benevideslima@hotmail.com|graduando de Enfermagem|estudante|estudante|centro Universitário de Manaus - Ceuni-fametro ; Fábio Raynon Pimentel|fabioraynon@hotmail.com|graduando de Enfermagem|estudante|estudante|centro Universitário de Manaus - Ceuni-fametro ; Eurides Souza de Lima|enfermeiraeurides@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|professor|centro Universitário de Manaus - Ceuni-fametro

Resumo:
**PROCESSO EDUCATIVO NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA INDÍGENA: RELATO DE EXPERIÊNCIA** _Paloma Souza da Paz1_ Izabel Cristina Parente Tavares1 Karina Benevides de Lima1 Fábio Raynon Pimentel1 Eurides Souza de Lima2 **Objetivo:** Relatar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos de enfermagem frente às ações desenvolvidas com crianças indígenas no contexto Amazônico. **Método: **Trata-se de um relato de experiência desenvolvida sexto período do curso de enfermagem da disciplina Saúde das Populações Indígenas do Centro Universitário de Manaus. Essas ações foram realizadas na comunidade indígena da etnia Sateré Mawé no mês de setembro de 2018 e constituiu-se das seguintes formas: Utilizou-se o lúdico como forma de atrair e interagir com as crianças por meio de brincadeiras, pinturas com figuras de animais locais como onça, jacaré, macaco, jogos, figura do guaraná que faz parte da herança histórica dos saterés e demonstração da prática de higienização das mãos utilizando cartazes ilustrativos. **R****esultados: **Observamos que essas formas de ludicidade proporcionam a socialização e a interação entre as crianças contribuindo para a construção do conhecimento e promovendo o autocuidado. Foi observado também que essas ações trazem contribuições importantes para infância, pois nesta fase que se constroem a personalidade e a noção de higiene. **Conclusão: **Essas atividades lúdicas exercem importante papel no aprendizado da criança e o brincar com utilização de metodologias ativas possibilita a interação em grupo proporcionando o crescimento cognitivo, afetivo e psicomotor da criança. **Contribuição para enfermagem: **Essas práticas educativas por meio da ludicidade trazem contribuições importantes para enfermagem no processo educativo em saúde e por ser uma ferramenta indispensável para o cuidado holístico do profissional de enfermagem no que tange as práticas de educação infantil.  **Descritores: **Enfermagem; Educação Infantil; Saúde Indígena**. ** **Área Temática**: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem ¹Graduanda em enfermagem - Centro Universitário de Manaus de cunho particular – E-mail: paloma_dapaz@hotmail.com ² Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas /UFAM – atualmente, Docente do Centro Universitário de Manaus de cunho particular


Referências:
Não se aplica