6730220 | ABORDAGENS SOBRE A ADMISSÃO DO ENFERMEIRO NA TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Patrícia Veras Neves de Oliveira|patriciaverasenfermeira@gmail.com|enfermeira|mestre Em Ciências do Cuidado Em Saúde Eeaac/uff|doutoranda Em Ciências do Cuidado Em Saúde Eeaac/uff|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa / Uff ; Geilsa Soraia Cavalcanti Valente|geilsavalente@gmail.com|enfermeira|phd Pela Escola Superior de Enfermagem do Porto / Portugal|professora Associada I do Departamento de Fundamentos de Enfermagem E Administração da Eeaac/uff|escola de Enfermagem Aurora de ; Cláudia Maria Messias|cmmessias@hotmail.com|enfermeira|phd Pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Uff|professora Adjunta do Departamento Materno Infantil E Psiquiatria da Eeaac/uff|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa / Uff |
Resumo: ABORDAGENS SOBRE A ADMISSÃO DO ENFERMEIRO NA TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO
INTEGRATIVA
_Patrícia Veras Neves de Oliveira_[1]__; Geilsa Soraia Cavalcanti Valente[2];
Cláudia Maria Messias[3]
Trata-se de uma revisão integrativa sobre a admissão do enfermeiro na Terapia
Intensiva (TI). Objetivos: identificar que tipo de abordagens tem sido feita
acerca da admissão do enfermeiro na TI. Incluído periódicos que atendessem a
temática disponíveis em Inglês/Espanhol/Português. Os excluídos foram os
voltados para pacientes, graduandos ou para questões de procedimentos
técnicos. Coletado dados em novembro/2016. As bases de dados:
Scientific Eletronic Online (SciELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF),
Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LiLACS), PubMed
(corte temporal de 10 anos) e no Portal de Periódicos da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os termos foram:
“treinamento/training” and “enfermagem/nursing” and “unidades de terapia
intensiva/intensive care units”. Aproveitado 25 publicações; 8(32%)
brasileiras, este mesmo quantitativo dos Estados Unidos da América (EUA) e
1(4%) foi do Canadá. Na Europa 5(20%); 1(4%) do continente Asiático e 2(8%) da
Oceania. As abordagens encontradas foram: Educação (reformulação do
currículo/relação preceptor e novato/educação continuada/relação novato x
admissão x rotatividade de enfermeiros); Relações interpessoais (importância
das relações interpessoais para o aprendizado/socialização do novato/confiança
e ganhar aceitação); Carga de trabalho (carga de trabalho à qualidade dos
serviço na TI); Gerência (competências dos novatos/orientação a gestores
inexperientes); Assistência de enfermagem ( o novato e a assistência);
Segurança do paciente (realidade prática vivida pelo novato e subsídios a
serem considerados nos cursos de enfermagem para a segurança do paciente;
Incorporação do novato e detecção de riscos/relação do impacto da educação à
prevenção de erros evitáveis)(1-5). A temática é uma preocupação mundial, há
lacuna de conhecimento e pode ser vertida para várias dimensões da pesquisa.
Espera-se que este estudo contribua para a formação permanente do enfermeiro
desde os seus primórdios na TI e subsidie para novos estudos.
[1] Enfermeira. Doutoranda e Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela
Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense
(EEAAC/UFF). patriciaverasenfermeira@gmail.com
[2] Enfermeira. PhD pela Escola Superior de Enfermagem do Porto/ Portugal.
Professora Associada I do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e
Administração da EEAAC/UFF
[3] Enfermeira. PhD pela EEAAC/UFF. Professora Adjunta do Departamento Materno
Infantil e Psiquiatria da EEAAC/UFF
Referências: 1. LONG D.A.; YOUNG, J.; RICKARD, C.M.; MITCHELL, M.L. Analysing the role of the PICUnurse to guide education of new graduate nurses. NurseEducation Today, [s.l.],v. 33, n. 4, abr. 2013. doi: 10.1016/j.nedt.2013.01.016. Acessoem: 25 ju. 2015. 2. LABEAU, S.; CHICHE, J.; BLOT, S. Pós-registration ICU nurses education: Plea for a European curriculum. International Journal of Nursing Studies, v. 49, iss. 2, p. 127-8. Disponível em: https://secure.jbs.elsevierhealth.com/action/showCitFormats?pii=S0020-7489%2811%2900300-2&doi=10.1016%2Fj.ijnurstu.2011.07.014&code=ns-site. Acesso em: 18 out. 2016. 3. KADDOURA, M. A. The effect of preceptor behavior on the critical thinking skills of new graduate nurses in the intensive car unit. The journal of Continuing education in Nursing. v. 44, iss. 11, p. 488-95. Ago. 2013. Disponível em: < http://www.healio.com/nursing/journals/jcen/2013-11-44-11/%7B9a52075c-e172-4642-98d3-31f9580ffb1e%7D/the-effect-of-preceptor-behavior-on-the-critical-thinking-skills-of-new-graduate-nurses-in-the-intensive-care-unit>. Acesso em: 18 jul. 2016. 4. SAGHAFI, F.; HARDY, J.; HILLEGE, S. New graduate nurses’ experiences of interactions in the critical care unit. Journal Contemporary Nurse. v. 42, iss. 1, p. 20-7. fev. 2012. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2015. 5. RADOVICH, P. et al. Enhancing leadership orientation through simulation. Critical Care Nurse. v. 31, p. 58-63. oct. 2011. Disponível em: < http://ccn.aacnjournals.org/citmgr?gca=ccn%3B31%2F5%2F58>. Acesso em: 11 out. 2016. |