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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6730220


6730220

ABORDAGENS SOBRE A ADMISSÃO DO ENFERMEIRO NA TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Patrícia Veras Neves de Oliveira|patriciaverasenfermeira@gmail.com|enfermeira|mestre Em Ciências do Cuidado Em Saúde Eeaac/uff|doutoranda Em Ciências do Cuidado Em Saúde Eeaac/uff|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa / Uff ; Geilsa Soraia Cavalcanti Valente|geilsavalente@gmail.com|enfermeira|phd Pela Escola Superior de Enfermagem do Porto / Portugal|professora Associada I do Departamento de Fundamentos de Enfermagem E Administração da Eeaac/uff|escola de Enfermagem Aurora de ; Cláudia Maria Messias|cmmessias@hotmail.com|enfermeira|phd Pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Uff|professora Adjunta do Departamento Materno Infantil E Psiquiatria da Eeaac/uff|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa / Uff

Resumo:
ABORDAGENS SOBRE A ADMISSÃO DO ENFERMEIRO NA TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA _Patrícia Veras Neves de Oliveira_[1]__; Geilsa Soraia Cavalcanti Valente[2]; Cláudia Maria Messias[3] Trata-se de uma revisão integrativa sobre a admissão do enfermeiro na Terapia Intensiva (TI). Objetivos: identificar que tipo de abordagens tem sido feita acerca da admissão do enfermeiro na TI. Incluído periódicos que atendessem a temática disponíveis em Inglês/Espanhol/Português. Os excluídos foram os voltados para pacientes, graduandos ou para questões de procedimentos técnicos.           Coletado dados em novembro/2016. As bases de dados: Scientific Eletronic Online (SciELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LiLACS), PubMed (corte temporal de 10 anos) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os termos foram: “treinamento/training” and “enfermagem/nursing” and “unidades de terapia intensiva/intensive care units”. Aproveitado 25 publicações; 8(32%) brasileiras, este mesmo quantitativo dos Estados Unidos da América (EUA) e 1(4%) foi do Canadá. Na Europa 5(20%); 1(4%) do continente Asiático e 2(8%) da Oceania. As abordagens encontradas foram: Educação (reformulação do currículo/relação preceptor e novato/educação continuada/relação novato x admissão x rotatividade de enfermeiros); Relações interpessoais (importância das relações interpessoais para o aprendizado/socialização do novato/confiança e ganhar aceitação); Carga de trabalho (carga de trabalho à qualidade dos serviço na TI); Gerência (competências dos novatos/orientação a gestores inexperientes); Assistência de enfermagem ( o novato e a assistência); Segurança do paciente (realidade prática vivida pelo novato e subsídios a serem considerados nos cursos de enfermagem para a segurança do paciente; Incorporação do novato e detecção de riscos/relação do impacto da educação à prevenção de erros evitáveis)(1-5). A temática é uma preocupação mundial, há lacuna de conhecimento e pode ser vertida para várias dimensões da pesquisa. Espera-se que este estudo contribua para a formação permanente do enfermeiro desde os seus primórdios na TI e subsidie para novos estudos. [1] Enfermeira. Doutoranda e Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). patriciaverasenfermeira@gmail.com [2] Enfermeira. PhD pela Escola Superior de Enfermagem do Porto/ Portugal. Professora Associada I do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da EEAAC/UFF [3] Enfermeira. PhD pela EEAAC/UFF. Professora Adjunta do Departamento Materno Infantil e Psiquiatria da EEAAC/UFF


Referências:
1. LONG D.A.; YOUNG, J.; RICKARD, C.M.; MITCHELL, M.L. Analysing the role of the PICUnurse to guide education of new graduate nurses. NurseEducation Today, [s.l.],v. 33, n. 4, abr. 2013. doi: 10.1016/j.nedt.2013.01.016. Acessoem: 25 ju. 2015. 2. LABEAU, S.; CHICHE, J.; BLOT, S. Pós-registration ICU nurses education: Plea for a European curriculum. International Journal of Nursing Studies, v. 49, iss. 2, p. 127-8. Disponível em: https://secure.jbs.elsevierhealth.com/action/showCitFormats?pii=S0020-7489%2811%2900300-2&doi=10.1016%2Fj.ijnurstu.2011.07.014&code=ns-site. Acesso em: 18 out. 2016. 3. KADDOURA, M. A. The effect of preceptor behavior on the critical thinking skills of new graduate nurses in the intensive car unit. The journal of Continuing education in Nursing. v. 44, iss. 11, p. 488-95. Ago. 2013. Disponível em: < http://www.healio.com/nursing/journals/jcen/2013-11-44-11/%7B9a52075c-e172-4642-98d3-31f9580ffb1e%7D/the-effect-of-preceptor-behavior-on-the-critical-thinking-skills-of-new-graduate-nurses-in-the-intensive-care-unit>. Acesso em: 18 jul. 2016. 4. SAGHAFI, F.; HARDY, J.; HILLEGE, S. New graduate nurses’ experiences of interactions in the critical care unit. Journal Contemporary Nurse. v. 42, iss. 1, p. 20-7. fev. 2012. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2015. 5. RADOVICH, P. et al. Enhancing leadership orientation through simulation. Critical Care Nurse. v. 31, p. 58-63. oct. 2011. Disponível em: < http://ccn.aacnjournals.org/citmgr?gca=ccn%3B31%2F5%2F58>. Acesso em: 11 out. 2016.