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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6713266


6713266

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: NÍVEL DE COMPETÊNCIA E VARIÁVEIS ASSOCIADAS

Autores:
José Luís Guedes dos Santos|joseenfermagem@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor Adjunto|universidade Federal de Santa Catarina - Ufsc ; Fernanda Hannah da Silva Copelli|fernandacopelli@hotmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|doutoranda Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina - Ufsc

Resumo:
**Objetivo: **identificar o nível de competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem e correlacionar os seus domínios com as variáveis sociodemográficas e acadêmicas. **Método: **trata-se de um estudo correlacional, desenvolvido por meio de projeto de pesquisa multicêntrico entre seis universidades federais no Brasil. Os dados foram coletados por meio de uma amostra de conveniência composta por 1.079 estudantes de enfermagem (58% da população), por meio de um questionário com variáveis sociodemográficas e acadêmicas e da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal (ECCI). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. **Resultados:** A média de idade foi de 22,38 (±4,7) anos. A maioria do sexo feminino (86,2%), sem companheiro (93,8%), matriculados no 3º ano do curso (27,1%) e sem graduação anterior (94,5%). A média da soma da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal, foi 63,74 (±7,6). Os resultados para os domínios da ECCI foram: Disponibilidade (4,28±0,63), Manejo das interações (4,15±0,68), Autorrevelação (3,67±0,72), Assertividade (3,58±0,66) e Controle do Ambiente (3,42±0,71). Houve diferença significativa da soma da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal com as variáveis idade (p=0,008), estado civil (p=0,003), participação em grupo de pesquisa/extensão (p=0,051) e atividade profissional remunerada (p=0,044). **Conclusão: **A média da soma da ECCI pode ser interpretado como um resultado positivo, pois o escore total da ECCI varia de 17 a 85, sendo que a habilidade em comunicação interpessoal aumenta quanto maior a pontuação.  **Contribuições ou implicações para a Enfermagem:** este estudo contribuiu para a identificação do nível de competência de comunicação interpessoal de estudantes de enfermagem na realidade brasileira, fornecendo subsídios para a desta competência durante a graduação em enfermagem.


Referências:
Puggina AC, Silva MJP. Interpersonal Communication Competence Scale: Brazilian translation, validation and cultural adaptation. Acta Paul Enferm. 2014;27(2):108-14. [Acesso 27 nov 2018]; Disponível em: http://www.redalyc.org/html/3070/307031066004/. Rubin RB, Martin MM. Development of a measure of interpersonal communication competence. Commun Res Rep. 1994;11(1):33-44. [Acesso 24 abr. 2019]; Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/08824099409359938