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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6713056


6713056

ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0 POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE ENFERMAGEM

Autores:
Annibal Scavarda|annibal.scavarda@unirio.br|engenheiro|pós Doutorado|professor Orientador|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ; Christina Klippel|ck074@hotmail.com|enfermeiro|mestrado|doutoranda|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ; Belchior Barreto|belchiorbarreto@yahoo.com.br|enfermeiro|mestrado|professor|universidade Estácio de Sá ; Emillia Santos|emilliagsantos@gmail.com|enfermeiro|mestrado|professor|universidade Estácio de Sá ; Luiz Carlos Santiago|luisolitrio@gmail.com|enfermeiro|pós Doutorado|professor Orientador|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
A utilização de jogos educativos foi formalizada sob o nome de “_serious games”_por Abt em 1970. Como parte da Indústria 4.0, a Indústria de Games trouxe grande benefício à Educação. Nesse contexto, os jogos digitais podem ser utilizados para a educação e a profissionalização da sociedade (Da Silva, 2018). Como estratégias inovadoras de processos educacionais, os jogos educativos ressurgiram e demostraram ser eficazes para a aprendizagem de graduandos de Enfermagem (Day-Black _et al._, 2015). Objetivo: Avaliar a contribuição de jogos educativos como estratégia de aprendizagem nos processos educacionaisde Enfermagem. Método: A revisão da literatura utilizou o Portal de Periódicos da CAPES com a seguinte equação de busca: (_nursing_AND (“_serious games_” OR _gamification_)). A busca resultou em 12 artigos. Foram selecionados aqueles que descreviam os resultados do uso de jogos educativos nos processos educacionaisde Enfermagem, resultando em seis artigos. Resultados: Esta pesquisa analisou os benefícios da utilização de jogos educativos nos processos educacionaisde Enfermagem e identificou vários benefícios, como: melhora na retenção de conhecimentos, prática em ambiente seguro, sem danos ou riscos reais aos pacientes e maior eficácia, quando comparado aos métodos tradicionais de ensino. Conclusão: Os jogos educativos contribuem para que estudantes possam desenvolver competências como trabalho em equipe, raciocínio rápido e tomada de decisão. Contribuições para a Enfermagem: Osjogos educativos representam um recurso seguro e motivador para a aprendizagem significativa de graduandos de Enfermagem. A pesquisa sugere que educadores considerem a estratégia numa ampla experiência educacional.


Referências:
1. Baker JD. Serious Games and Perioperative Nursing. AORN Journal. Wiley; 2009 Aug;90(2):173–5. 2. Brull S, Finlayson S, Kostelec T, MacDonald R, Krenzischeck D. Using Gamification to Improve Productivity and Increase Knowledge Retention During Orientation. JONA: The Journal of Nursing Administration [Internet]. Ovid Technologies (Wolters Kluwer Health); 2017 Sep;47(9):448–53. 3. Castro TC, Gonçalves LS. The use of gamification to teach in the nursing field. Revista Brasileira de Enfermagem [Internet]. FapUNIFESP (SciELO); 2018 May;71(3):1038–45. 4. Crystal DB, Earline MB, Lois K, Tammie T, Natalie H. Gamification: An Innovative Teaching-Learning Strategy for the Digital Nursing Students in a Community Health Nursing Course. The ABNF journal : official journal of the Association of Black Nursing Faculty in Higher Education, Inc, 2015, Vol.26(4), pp.90-4. 5. Hege M. Johnsen, Mariann Fossum, Pirashanthie Vivekananda-Schmidt, Ann Fruhling, Åshild Slettebø. Nursing students´ perceptions of a video-based serious game´s educational value: A pilot study. Journal Article published Mar 2018 in Nurse Education Today volume 62 on pages 62 to 68. 6. Petit dit Dariel OJ, Raby T, Ravaut F, Rothan-Tondeur M. Developing the Serious Games potential in nursing education. Nurse Education Today. Elsevier BV; 2013 Dec;33(12):1569–75. 7. Da Silva, L. A. Começando um novo jogo: Indústria de Games e Políticas Públicas. Trabalho de conclusão de curso apresentando como requisito parcial para obtenção de grau de Bacharel em Políticas Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2018.