6713056 | ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0 POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE ENFERMAGEM | Autores: Annibal Scavarda|annibal.scavarda@unirio.br|engenheiro|pós Doutorado|professor Orientador|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ; Christina Klippel|ck074@hotmail.com|enfermeiro|mestrado|doutoranda|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ; Belchior Barreto|belchiorbarreto@yahoo.com.br|enfermeiro|mestrado|professor|universidade Estácio de Sá ; Emillia Santos|emilliagsantos@gmail.com|enfermeiro|mestrado|professor|universidade Estácio de Sá ; Luiz Carlos Santiago|luisolitrio@gmail.com|enfermeiro|pós Doutorado|professor Orientador|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
Resumo: A utilização de jogos educativos foi formalizada sob o nome de “_serious
games”_por Abt em 1970. Como parte da Indústria 4.0, a Indústria de Games
trouxe grande benefício à Educação. Nesse contexto, os jogos digitais podem
ser utilizados para a educação e a profissionalização da sociedade (Da Silva,
2018). Como estratégias inovadoras de processos educacionais, os jogos
educativos ressurgiram e demostraram ser eficazes para a aprendizagem de
graduandos de Enfermagem (Day-Black _et al._, 2015). Objetivo: Avaliar a
contribuição de jogos educativos como estratégia de aprendizagem nos processos
educacionaisde Enfermagem. Método: A revisão da literatura utilizou o Portal
de Periódicos da CAPES com a seguinte equação de busca: (_nursing_AND
(“_serious games_” OR _gamification_)). A busca resultou em 12 artigos. Foram
selecionados aqueles que descreviam os resultados do uso de jogos educativos
nos processos educacionaisde Enfermagem, resultando em seis artigos.
Resultados: Esta pesquisa analisou os benefícios da utilização de jogos
educativos nos processos educacionaisde Enfermagem e identificou vários
benefícios, como: melhora na retenção de conhecimentos, prática em ambiente
seguro, sem danos ou riscos reais aos pacientes e maior eficácia, quando
comparado aos métodos tradicionais de ensino. Conclusão: Os jogos educativos
contribuem para que estudantes possam desenvolver competências como trabalho
em equipe, raciocínio rápido e tomada de decisão. Contribuições para a
Enfermagem: Osjogos educativos representam um recurso seguro e motivador para
a aprendizagem significativa de graduandos de Enfermagem. A pesquisa sugere
que educadores considerem a estratégia numa ampla experiência educacional.
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4. Crystal DB, Earline MB, Lois K, Tammie T, Natalie H. Gamification: An Innovative Teaching-Learning Strategy for the Digital Nursing Students in a Community Health Nursing Course. The ABNF journal : official journal of the Association of Black Nursing Faculty in Higher Education, Inc, 2015, Vol.26(4), pp.90-4.
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7. Da Silva, L. A. Começando um novo jogo: Indústria de Games e Políticas Públicas. Trabalho de conclusão de curso apresentando como requisito parcial para obtenção de grau de Bacharel em Políticas Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2018. |