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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6671313


6671313

ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EM TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS ESPECIALISTAS.

Autores:
Alessandra Cabral de Lacerda|aleclacerda@globo.com|enfermeiro|doutoranda|enfermeiro/docente de Enfermagem|ufrj/into/unigranrio ; Ana Cristina Silva de Carvalho|ac.carvalho@globo.com|enfermeiro|doutoranda|enfermeiro/docente de Enfermagem|ufrj/into/unigranrio ; Marisa Peter da Silva|mpeter@into.saude.gov.br|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|enfermeiro|into

Resumo:
INTRODUÇÃO: O cenário deste estudo refere-se a uma Instituição Referência Nacional nas áreas em Traumatologia e Ortopedia no Rio de Janeiro. Atuando como Tutoras do Programa de Residência Multiprofissional e considerando nossa missão de alavancar a geração e disseminação de conhecimento através de formação de profissionais e pesquisadores, pretendemos neste estudo destacar estratégias adotadas no desenvolvimento de atividades práticas desenvolvidas no Instituto no Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização em Enfermagem nos moldes de Residência em parceria com a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. OBJETIVO: Descrever estratégias das atividades práticas da Residência desenvolvidas no Instituto. METODOLOGIA: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório na modalidade de relato de experiência. RESULTADOS: Os Residentes têm suas atividades adequadas e pertinentes ao Programa de Pós Graduação da Universidade ao qual estamos vinculados, e como estratégia de integração e desenvolvimento de raciocínio crítico e reflexivo, destacamos a abordagem adotada no segundo ano do Curso na Unidade onde os alunos atuam baseados em uma metodologia assistencial como Enfermeiros de Referência atuando integrados à equipe multiprofissional, com planejamento dos cuidados de enfermagem com ações preventivas, terapêuticas, de reabilitação e educação em saúde. CONTRIBUIÇÕES: Atuando como Enfermeiros de referência em um modelo assistencial que busca uma transição paradigmática na assistência de enfermagem, consideramos que os residentes conseguem desenvolver as atividades propostas pelo Curso e exerçam funções de liderança e gerenciamento que permitam atuarem como Profissionais de referência para a Equipe de Saúde com autonomia, integração e reconhecimento o que contribui para o cuidado de enfermagem com excelência de qualidade e baseado em evidências científicas.


Referências:
ANNA Margherita Toldi. Enfermagem de excelência: da visão à ação. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro: 2003.