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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6661544


6661544

A EXPERIÊNCIA VIVÊNCIADA NA MONITORIA DA DISCIPLINA SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA EM ENFERMAGEM

Autores:
Welleson Souza Pinheiro|wel.81041896@gmail.com|estudante de Graduação|ensino Médio Completo|estudante|universidade Federal do Amazonas ; Ramanda Sena Guimarães|ramandasguimaraes@gmail.com|estudante de Graduação|ensino Médio Completo|estudante|universidade Federal do Amazonas ; Mariana Paula da Silva|marianapaula.mp@gmail.com|estudante de Graduação|ensino Médio Completo|estudante|universidade Federal do Amazonas ; José Carlos Ferreira Pinheiro Junior|junior.jr_pinheiro@hotmail.com|estudante de Graduação|ensino Médio Completo|estudante|universidade Federal do Amazonas ; Deyvylan Araujo Reis|deyvylan@hotmail.com|enfermeiro|doutorado|professor|universidade Federal do Amazonas

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A Semiologia é a investigação e o estudo dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, centrados na realização do exame físico. A Semiotécnica diz respeito ao estudo e ensino da técnica e dos procedimentos necessários ao cuidar que sucedem ao exame físico.** OBJETIVO:** Relatar a experiência vivenciada dos discentes-monitores na disciplina de semiologia e semiotécnica em Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). **METODOLOGIA:** Trata-se de um relato de experiência da vivência dos discentes monitores que ocorreram no período de março a maio de 2018, através das atividades realizadas no laboratório de Enfermagem. As atividades de monitorias ocorreram conforme a programação estabelecida pelo grupo composto por oito alunos do sexto período, utilizando o laboratório para realização das atividades ministradas nas aulas práticas da disciplina. Com a experiência anterior vivenciadas pelos monitores e as orientações dos docentes da disciplina, foram instruídas as técnicas dos procedimentos teóricos em meio do material disponível para as aulas de monitoria. **RESULTADOS:** Foi notória a evolução dos discentes no decorrer da realização dos procedimentos nas monitorias, pois era o momento ideal para o aperfeiçoamento das técnicas repassadas na teoria. Transmitir a experiência vivenciada na prática hospitalar contribuiu para que os discente tenha uma percepção da futura realidade que irão vivenciar. **CONCLUSÃO:** Durante as monitorias na disciplina foi possível orientar, sanar as dúvidas e repassar os conhecimentos adquiridos na prática hospitalar da referida disciplina. É de grande relevância da contribuição dos monitores no preparo dos alunos, sendo notória a evolução dos mesmos na realização dos procedimentos e nas técnicas. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM:** Espera-se que este relato instigue novos estudos e métodos de transmitir os conhecimentos dos discentes quando monitores da disciplina.


Referências:
Posso MBS. Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem. São Paulo: Atheneu; 2010. 1-11 p. CARVALHO, I. S.; NETO, A. V. L.; SEGUNDO, F. C. F; CARVALHO, G. R. P.; NUNES, V. M. A. Monitoria em semiologia e semiotécnica para a enfermagem: um relato de experiência. Rev Enferm UFSM, v. 2, n. 2, 2012.