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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6659139


6659139

VIVÊNCIA DA HOSPITALIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA CRIANÇA

Autores:
Luana Nunes Lima|luananlima@gmail.com|enfermeiro|graduanda Em Enfermagem|estudante|escola Superior de Ciências da Saúde ; Enoque de Oliveira Carvalho||enfermeiro|graduado Em Enfermagem|enfermeiro|escola Superior de Ciências da Saúde ; Manuela Costa Melo||enfermeiro|doutora Em Enfermagem|enfermeira Docente|escola Superior de Ciências da Saúde ; Valéria Batista da Silva||enfermeiro|mestre Em Enfermagem|enfermeira Docente|escola Superior de Ciências da Saúde

Resumo:
**VIVÊNCIA DA HOSPITALIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA CRIANÇA** **Objetivo: **Conhecer a experiência da hospitalização pela vivência da criança.** Método: **Estudo descritivo, abordagem qualitativa, realizada na unidade pediátrica de um hospital público no Distrito Federal.  Conduzido com 16 crianças entre março e julho de 2018. As narrativas coletadas a partir de entrevista semiestruturada, nas quais foram codificadas e agrupadas por similaridade, emergindo as categorias temáticas. Utilizou-se para a análise das narrativas, a Análise de Conteúdo de Bardin1. **Resultado: **Emergiram nove categorias temáticas a partir da vivência da criança, identificadas como: internação, que trata das expectativas sobre essa experiência e do processo do adoecimento; sentimento inicial da internação, relacionado às sensações positivas e negativas acerca dessa vivência; envolvimento com o profissional, que concerne à compreensão da criança sobre seu relacionamento com o profissional; dinâmica hospitalar, e consequentemente seus aspectos pessoais, técnicos e do dia-a-dia; brincar, como a imersão da criança em seu mundo lúdico; vida fora do hospital, incluindo seu sistema familiar e rotina; aprendizagem, enquanto influência do meio hospitalar sobre o desenvolvimento da criança; desejos, sobre o que tornaria a estadia mais agradável; e experiência como participante da pesquisa, alusiva à convivência da criança com os pesquisadores2-8. **Conclusão: **Considera-se iniciada uma compreensão do fenômeno hospitalização para os clientes pediátricos. Ademais, o conhecimento da vivência da criança acerca da sua experiência de hospitalização permitiu identificar os impactos ocasionados pela internação hospitalar. **Contribuições para a enfermagem: **O presente estudo pode contribuir na prática clínica do enfermeiro, ao permitir reflexões sobre sua atuação e aumentar o escopo de possibilidades de intervenções na perspectiva do cuidado integral centrado na criança e na família.


Referências:
1 - Bardin, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011 2 - Hockenberry MJ, Wilson D. Wong - Fundamentos de enfermagem pediátrica. 9ed., Rio de Janeiro: Elsevier; 2014 3 - Santos, P. M. et al. Os cuidados de enfermagem na percepção da criança hospitalizada. Rev. Bras. Enferm., Vol. 69, nº 4, Brasília, Jul-Ago, 2016 4 - Neves, AF. et al. (org) Estudos interdisciplinares em humanidades e letras – São Paulo: Blucher, 2016 5 - Quintans, DEB. O jogo “faz de conta” na sessão de brinquedo terapêutico de crianças hospitalizadas. 65f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Guarulhos, Guarulhos. 2016 6 - Lima KYN. Processo de cuidar de crianças hospitalizadas com câncer. 135f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte[Internet]. 2014[cited 2017 Out 12]. Available http: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19613 7 - Conselho Federal de Enfermagem. Revoga a Resolução Cofen nº 295/2004 - Utilização de técnica de brinquedo terapêutico pela Enfermagem. Resolução nº 546/2017 de 9 de maio de 2017 8 - Seguin EA, Araújo LM, Neto MRC. Uma nova família: a multiespécie Revista de Direito Ambiental 2016 VOL.82 (ABRIL - JUNHO 2016) BIODIVERSIDADE RDA VOL.82 (ABRIL - JUNHO 2016)