6620662 | DESENVOLVIMENTO DA ENFERMAGEM: QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS | Autores: Maria Gabriela Miranda Fontenele|maria.gabriela129@hotmail.com|enfermeira|especialista|mestranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Ufc|universidade Federal do Ceará ; Denise Lima Nogueira|denise@stacasa.com.br|enfermeira|mestre|doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Saúde Coletiva da Ufc|universidade Federal do Ceará ; Lia Gomes da Frota Machado|liagomesf@stacasa.com.br|enfermeira|mestre|docente de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão|faculdade Luciano Feijão ; Vicente de Paulo Teixeira Pinto||enfermeiro|doutor|diretor do Departamento de Ensino E Pesquisa|santa Casa de Misericórdia de Sobral |
Resumo: OBJETIVO: Avaliar as contribuições da Educação Permanente (EP) para a
qualificação das práticas de enfermagem em um Hospital de Ensino do Ceará.
METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa,
realizada no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa
de Misericórdia de Sobral, no mês de abril e maio de 2019. Utilizou-se de
fontes documentais das atividades de educação permanente desenvolvidas para os
profissionais de enfermagem no referido hospital no ano de 2018. Os dados
foram analisados por meio de frequência simples e estiveram relacionados a
quantidade de ações desenvolvidas, número de participantes por categoria, área
temática abordada nos encontros e horas de educação permanente. A pesquisa foi
aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, com nº de CAAE:
2.639.878. RESULTADOS: No ano de 2018 foram realizadas 58 atividades de
educação permanente para a equipe de enfermagem do hospital pesquisado, com um
total de 1.464 participações. Destas, 524 corresponderam a participações de
enfermeiros e 940 a de técnicos/auxiliares de enfermagem, na proporção de 25
pessoas por atividade. Quanto às áreas temáticas, 94,8% das ações
desenvolvidas estiveram relacionadas à assistência; 3,4% a gestão e
administração dos serviços; e, 1,8% ao ensino e pesquisa. Considerando o
investimento em horas de educação permanente, neste período foram investidas
aproximadamente 143 horas de qualificação do pessoal de enfermagem. CONCLUSÃO:
O desenvolvimento de atividades de EP fortaleceu a capacidade reflexiva e
tomada de decisões da equipe de enfermagem, fomentou a problematização do
cotidiano do trabalho, contribuindo para a padronização e qualificação das
práticas de enfermagem. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A educação permanente
é uma estratégia político-pedagógica potente para o desenvolvimento da
Enfermagem, tendo em vista favorecer a qualificação e o fortalecimento das
práticas mediante a problematização do cotidiano do trabalho.
Referências: Koerich C, Lanzoni GMM, Coimbra R, Tavares KS, Erdmann AL Recursos e competências para gestão de práticas educativas por enfermeiros: revisão integrativa Rev Gaúcha Enferm. 2019;40:e20180031 |