Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6566235


6566235

PRODUÇÃO DE FONTES: ESTRATÉGIA DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DE MACAÉ

Autores:
Juliette Heringer Viana Melo|juliette.heringerv@gmail.com|estudante de Gradução de Enfermagem|estudante de Gradução de Enfermagem|estudante de Gradução de Enfermagem|universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé ; Danyelle Ribeiro Silva E Silva|danyelleribeirosilva@gmail.com|estudante de Gradução de Enfermagem|estudante de Gradução de Enfermagem|estudante de Gradução de Enfermagem|universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé ; Beatriz de Oliveira Paula|biaoliverpaula@gmail.com|estudante de Gradução de Enfermagem|estudante de Gradução de Enfermagem|estudante de Gradução de Enfermagem|universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé ; Maria Angélica de Almeida Peres|angelica.ufrj@gmail.com|enfermeira|pós-doutorado|professora|escola de Enfermagem Anna Nery/ Ufrj ; Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense|pacitageovana@yahoo.com.br|enfermeira|doutorado|professora|universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé

Resumo:
**Objetivo:** Levantar fontes primárias para serem armazenadas no Centro Integrado de Memória e Documentação do campus Macaé Professor Aloísio Teixeira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). **Metodologia:** Trata-se de um estudo exploratório realizado por estudantes do 4º período do Curso de Enfermagem, supervisionados por uma docente. A busca se deu no documento digital Boletim da UFRJ, disponível online na página da instituição. Critérios de inclusão: boletins com assuntos referentes ao campus Macaé. **Resultados:** Foram selecionados boletins de janeiro de 2008 (ano anterior à implantação do Curso) a julho de 2018. Levantou-se um total de 286 boletins entre ordinários e extraordinários que foram armazenados em meio eletrônico. Realizou-se a catalogação das fontes, que descreve dados sobre o conteúdo do documento e possui um link para acesso ao arquivo na íntegra. Em cada ano foram encontrados, respectivamente, 7, 13, 24, 16, 33, 55, 41, 26, 26, 30, 15 boletins, que abordavam inúmeras temáticas relacionadas ao curso, dentre as que mais se destacaram: “Concursos Públicos” e “Processos Seletivos” para o provimento de vagas de professores da graduação além da movimentação de seu corpo docente para ocupação de cargos e participação em atividades acadêmicas. **Conclusão:** O estudo despertou nos estudantes um interesse maior pela História da Enfermagem no sentido de compreenderem as questões sócio-políticas que permeiam a profissão escolhida e a discussão acerca da identidade profissional. Os discentes envolvidos nesta pesquisa puderam compreender parte do movimento de criação e implantação do Curso de Enfermagem de Macaé. **Contribuições para a enfermagem:** Resgatar este passado significa dar voz aos documentos históricos. A pesquisa contribuiu para a guarda da memória institucional e social do Campus Macaé da UFRJ, dando continuidade a montagem do seu acervo histórico.


Referências:
Almeida RO, Silva RCL, Junior OCS, et al. Preservação para a construção da Coleção Memória da Enfermagem na UNIRIO. Rev Fund Care Online. 2018 jul./set.; 10(3):599-604. DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.599-604 Costa L.M.C, Santos T.C.F., Regina Maria dos Santos R.M., Maria José Coelho M.J., Porto I.S. Contribuição De Estudos Históricos Sobre Escolas De Enfermagem Para A Memória E Identidade Da Profissão: Uma Revisão Integrativa. Cultura de los Cuidados (Edición digital). 2016; 20( 46). DOI: http://dx.doi.org/10.14198/cuid.2016.46.10 Padilha M.I., Bellaguarda M.L.R., Nelson S., Maia A.R.C., Costa R. O Uso Das Fontes Na Condução Da Pesquisa Histórica. Scielo, Texto Contexto Enferm. 2017; 26(4):e2760017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002760017 Dias NL, Carvalho MS, Paim L, Aparibense PGGS, Peres MAA. Monumentos e personagens históricos: preservação da identidade profissional da enfermagem em espaço acadêmico. Hist enferm Ver eletrônica [Internet]. 2016;7(2):423-39. Disponível em: