Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6558891


6558891

PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS RECÉM-FORMADOS SOBRE O ENSINO DA LIDERANÇA DURANTE A GRADUAÇÃO

Autores:
Edaiane Joana Lima Barros|edaiane_barros@yahoo.com.br|enfermeiro|doutor|enfermeiro|furg ; Adelita Campos Araujo|adelitacam@hotmail.com|enfermeiro|doutor|enfermeiro|prefeitura Municipal de Pelotas ; Adrize Rutz Porto|adelitacam@hotmail.com|enfermeiro|doutor|enfermeiro|ufpel

Resumo:
Introdução: A liderança está vinculada a competência e habilidade do enfermeiro em estabelecer conexões com seu grupo de trabalho, motivando a equipe de modo a envolvê-la no alcance de metas junto ao paciente em cuidado. Nesse contexto, o recém-formado pode encontrar dificuldades para desempenhar a liderança devido ao pouco ou nenhum preparo durante a graduação. Objetivo: conhecer as percepções de enfermeiros recém-formados sobre o ensino da liderança durante a graduação. Método: estudo qualitativo, descritivo, realizado com cinco enfermeiros num Hospital Geral em Pelotas/RS em julho de 2010. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa FEN/UFPEL 2010. Resultados: Foi evidenciado que durante a graduação há muitas discussões teóricas sobre liderança e pouca prática, há apoio da enfermeira da unidade durante os estágios e o aluno não consegue exercer a liderança, citam a necessidade de uma disciplina que abordasse as relações interpessoais, a atuação do líder junto a sua equipe, pois o recém-formado não sabe como agir, se posicionar frente a dificuldades do cotidiano, sente-se sozinho e com incertezas sobre suas decisões. Conclusão: Dessa forma, faz-se necessário que a abordagem acerca da liderança seja trazida desde o início da graduação em meio a interface com as disciplinas básicas e profissionalizantes, a fim de que sejam produzidos sentimentos de pertencimento e segurança, bem como habilidades interpessoais e competências técnico-científicas para o cuidado humano. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: O trabalho permite um repensar acerca da dimensão liderança em Enfermagem. Cuidar implica em liderar de forma eficaz, dialógica e coletivamente, pois gerenciar os espaços do cuidado está atrelado a construções sistematizadas e compartilhadas. Necessita envolver seus coparticipes como a própria equipe a fim de que liderar seja um processo natural e ético.


Referências:
Siméia Dias da Costa, Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Renata Patricia Fonseca Gonçalves, Lucas Mendes Soares, Wilson Aguiar Filho, Simone Guimarães Teixeira Souto. O exercício da liderança e seus desafios na prática do enfermeiro. J Manag Prim Heal Care. 2017; 8(1):49-65. Jessica Rosin, Daniela Patrícia Tres, Reginaldo Passoni dos Santos, Roger Rodrigues Peres, João Lucas Campos de Oliveira. Desenvolvimento de competências gerenciais na enfermagem: experiência entre residentes. Revista Eletrônica Gestão & Saúde. 2016; 7(1):231-46. Simone Coelho Amestoy, Róger Farias Lopes, Bianca Pozza dos Santos, Cristian Dornelles, Paulo Roberto Boeira Fuculo Junior, Evelyn Andrade dos Santos. Exercício da liderança do enfermeiro em um serviço de urgência e emergência. Revista Eletrônica Gestão & Saúde; 2016, 7(1):38-51.