6558891 | PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS RECÉM-FORMADOS SOBRE O ENSINO DA LIDERANÇA DURANTE A GRADUAÇÃO | Autores: Edaiane Joana Lima Barros|edaiane_barros@yahoo.com.br|enfermeiro|doutor|enfermeiro|furg ; Adelita Campos Araujo|adelitacam@hotmail.com|enfermeiro|doutor|enfermeiro|prefeitura Municipal de Pelotas ; Adrize Rutz Porto|adelitacam@hotmail.com|enfermeiro|doutor|enfermeiro|ufpel |
Resumo: Introdução: A liderança está vinculada a competência e habilidade do
enfermeiro em estabelecer conexões com seu grupo de trabalho, motivando a
equipe de modo a envolvê-la no alcance de metas junto ao paciente em cuidado.
Nesse contexto, o recém-formado pode encontrar dificuldades para desempenhar a
liderança devido ao pouco ou nenhum preparo durante a graduação. Objetivo:
conhecer as percepções de enfermeiros recém-formados sobre o ensino da
liderança durante a graduação. Método: estudo qualitativo, descritivo,
realizado com cinco enfermeiros num Hospital Geral em Pelotas/RS em julho de
2010. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa FEN/UFPEL 2010.
Resultados: Foi evidenciado que durante a graduação há muitas discussões
teóricas sobre liderança e pouca prática, há apoio da enfermeira da unidade
durante os estágios e o aluno não consegue exercer a liderança, citam a
necessidade de uma disciplina que abordasse as relações interpessoais, a
atuação do líder junto a sua equipe, pois o recém-formado não sabe como agir,
se posicionar frente a dificuldades do cotidiano, sente-se sozinho e com
incertezas sobre suas decisões. Conclusão: Dessa forma, faz-se necessário que
a abordagem acerca da liderança seja trazida desde o início da graduação em
meio a interface com as disciplinas básicas e profissionalizantes, a fim de
que sejam produzidos sentimentos de pertencimento e segurança, bem como
habilidades interpessoais e competências técnico-científicas para o cuidado
humano. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: O trabalho permite um
repensar acerca da dimensão liderança em Enfermagem. Cuidar implica em liderar
de forma eficaz, dialógica e coletivamente, pois gerenciar os espaços do
cuidado está atrelado a construções sistematizadas e compartilhadas. Necessita
envolver seus coparticipes como a própria equipe a fim de que liderar seja um
processo natural e ético.
Referências: Siméia Dias da Costa, Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Renata Patricia Fonseca Gonçalves, Lucas Mendes Soares, Wilson Aguiar Filho, Simone Guimarães Teixeira Souto. O exercício da liderança e seus desafios na prática do enfermeiro. J Manag Prim Heal Care. 2017; 8(1):49-65.
Jessica Rosin, Daniela Patrícia Tres, Reginaldo Passoni dos Santos, Roger Rodrigues Peres, João Lucas Campos de Oliveira. Desenvolvimento de competências gerenciais na enfermagem: experiência entre residentes. Revista Eletrônica Gestão & Saúde. 2016; 7(1):231-46.
Simone Coelho Amestoy, Róger Farias Lopes, Bianca Pozza dos Santos, Cristian Dornelles, Paulo Roberto Boeira Fuculo Junior, Evelyn Andrade dos Santos. Exercício da liderança do enfermeiro em um serviço de urgência e emergência. Revista Eletrônica Gestão & Saúde; 2016, 7(1):38-51. |