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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6531767


6531767

FERRAMENTA DE ENSINO EM SAÚDE FUNDAMENTADA NA METODOLOGIA PROBLEM BASEAD LEARNING (PBL)

Autores:
Denilse Damasceno Trevilato|denilse.trevilato@gmail.com|enfermeira|mestranda Em Ensino Na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (ufcspa).|enfermeira do Centro Cirúrgico do Hospital Moinhos de Vento|universidade Federal de Ciê ; Marcia Rosa da Costa||pedagoga|doutora Em Educação, Mestra Em Educação. Pró-reitora da Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (ufcspa)|pró-reitora da Graduação|universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (ufcs ; Rita Catalina Aquino Caregnato|ritac.ufcspa@gmail.com|enfermeira|doutora Em Educação, Mestra Em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação Em Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (ufcspa).|professora do Curso de Gradua

Resumo:
FERRAMENTA DE ENSINO EM SAÚDE FUNDAMENTADA NA METODOLOGIA _PROBLEM BASEAD LEARNING_ (PBL) **Objetivo:** utilizar ferramenta de ensino em saúde fundamentada na metodologia _Problem Basead Learnin_ (PBL). **Metodologia:** intervenção educativa sobre segurança no posicionamento cirúrgico do paciente com uso de ferramenta fundamentada na metodologia PBL1, realizada em três encontros, direcionada aos enfermeiros de um Centro Cirúrgico (CC) de um hospital privado de grande porte no sul do Brasil, com participação de oito enfermeiros. Realizada avaliação do conhecimento através de 20 questões objetivas e avaliação da aprendizagem com utilização da técnica _One-Minute Paper_. **Resultado:** no primeiro encontro foi apresentado problema baseado na vivência diária dos enfermeiros, após ocorreu um intervalo de duas semanas para os enfermeiros construírem em dupla o aprendizado sobre o tema. No segundo e terceiro encontros realizaram-se apresentações pelas duplas do conhecimento construído, avaliação do conhecimento e _feedback_ da aprendizagem através da técnica _One-Minute Paper_. A média de acertos na avaliação do conhecimento foi de 15,375. No _feedback_ com relação a aprendizagem, destacou-se a importância da avaliação do paciente, o conhecimento do enfermeiro e presença deste em sala cirúrgica. Sobre o que ficou obscuro e ainda precisava ser trabalhado, foi ressaltado o uso na prática da escala de avaliação de risco de lesão decorrente do posicionamento cirúrgico (ELPO)2 e cuidados em posições cirúrgicas diferentes das usuais. **Conclusão:** ações educativas com utilização de metodologias ativas podem ser usadas para educação permanente em saúde no serviço mostrando-se positivas para estimular o desenvolvimento do senso crítico e do trabalho em conjunto, tornando os participantes responsáveis pela própria aprendizagem. **Contribuições para enfermagem**: a utilização de metodologias ativas favorece a formação de profissional crítico, despertando o interesse do mesmo em aprender. Este estudo fornecerá como produto uma ferramenta de ensino que poderá ser utilizada para capacitação de profissionais na educação permanente em saúde.


Referências:
1. ABDALLA, M; GAFFAR, A. The seven Steps of: PBL Implementation: Tuto’s Manual. 2011. 2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMEIROS DE CENTRO CIRÚRGICO (SOBECC). Diretrizes de Práticas em Enfermagem Cirúrgica e Processamento de Produtos para Saúde. 7. ed. Barueri, SP: Manole; 2017.