6506110 | PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR APLICADA AO SOFRIMENTO PSÍQUICO UNIVERSITÁRIO COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO: DADOS PRELIMINARES | Autores: Waldecylopes Junior|waldecyjunior.unifal.mg@gmail.com|estudante de Graduação|discente de Graduação Em Enfermagem|discente de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Alfenas - Unifal Mg ; Suellen Andrade Pereira|su.andadre96@hotmail.com|estudante de Graduação|discente de Graduação Em Enfermagem|discente de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Alfenas - Unifal Mg ; Larissa Sant´anna dos Santos|larissa.santanna@live.com|estudante de Graduação|discente de Graduação Em Enfermagem|discente de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Alfenas - Unifal Mg ; Luyara Aparecida Jacob Couto|luyaraarbmg@gmail.com|estudante de Graduação|discente de Graduação Em Enfermagem|discente de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Alfenas - Unifal Mg ; Vânia Regina Bressan|vania.bressan@unifal-mg.edu.br|enfermeira|doutora Em Ciências|prof.ª da Escola de Enfermagem da Unifal-mg|universidade Federal de Alfenas - Unifal Mg |
Resumo: OBJETIVOS: avaliar os benefícios da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) a
estudantes de graduação, do campus sede, da Universidade Federal de Alfenas
(UNIFAL-MG), de modo a conhecer as características sociodemográficas dos
participantes e verificar se a TCI contribui para: o apoio emocional aos
estudantes; o enfrentamento do estresse, sintomas de ansiedade e depressão; o
desenvolvimento acadêmico e integração do estudante ao contexto universitário.
MÉTODO: pesquisa qualitativa, que se utilizará de anotações de diário de campo
das rodas de TCI, grupos focais e questionário sociodemográfico a estudantes
de diversos cursos da UNIFAL-MG. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da
UNIFAL-MG, sob o parecer nº 3.156.411. RESULTADOS: espera-se subsídios para
que a estratégia seja adotada pela Universidade para a prevenção, promoção da
saúde e apoio emocional aos estudantes universitários. CONCLUSÃO: A TCI
oferece acolhimento, partilha de experiências de vida, resgate da autoestima,
autonomia e vínculos saudáveis. É uma prática recomendada pelo Ministério da
Saúde desde 2008 e foi inserida, em março de 2017, na Política Nacional de
Práticas Integrativas e Complementares. Nesse sentido, configura-se como
importante meio de suporte às demandas dos estudantes com sintomas ansiosos e
depressivos. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: o estudo contribui para a produção
do conhecimento de Enfermagem sobre o cuidado interdisciplinar aos estudantes
universitários, que vivenciam o sofrimento psíquico, além de fomentar o ensino
e práxis da profissão.
Referências: Referências
ANDIFES. IV Pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de estudantes de ensino superior brasileiras. In: FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS
(FONAPRACE), 2014, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, 2014.
ARAÚJO, C. L.; BRESSAN, V. R. Ações de promoção à Saúde, atenção psicossocial e educacional como práticas de integração universitária. In: Séptima Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono en la Educación Superior (VII CLABES), 2017, Argentina, Anais... Argentina: Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Ciencias Económicas, 2017. |