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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6506110


6506110

PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR APLICADA AO SOFRIMENTO PSÍQUICO UNIVERSITÁRIO COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO: DADOS PRELIMINARES

Autores:
Waldecylopes Junior|waldecyjunior.unifal.mg@gmail.com|estudante de Graduação|discente de Graduação Em Enfermagem|discente de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Alfenas - Unifal Mg ; Suellen Andrade Pereira|su.andadre96@hotmail.com|estudante de Graduação|discente de Graduação Em Enfermagem|discente de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Alfenas - Unifal Mg ; Larissa Sant´anna dos Santos|larissa.santanna@live.com|estudante de Graduação|discente de Graduação Em Enfermagem|discente de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Alfenas - Unifal Mg ; Luyara Aparecida Jacob Couto|luyaraarbmg@gmail.com|estudante de Graduação|discente de Graduação Em Enfermagem|discente de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Alfenas - Unifal Mg ; Vânia Regina Bressan|vania.bressan@unifal-mg.edu.br|enfermeira|doutora Em Ciências|prof.ª da Escola de Enfermagem da Unifal-mg|universidade Federal de Alfenas - Unifal Mg

Resumo:
OBJETIVOS: avaliar os benefícios da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) a estudantes de graduação, do campus sede, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), de modo a conhecer as características sociodemográficas dos participantes e verificar se a TCI contribui para: o apoio emocional aos estudantes; o enfrentamento do estresse, sintomas de ansiedade e depressão; o desenvolvimento acadêmico e integração do estudante ao contexto universitário. MÉTODO: pesquisa qualitativa, que se utilizará de anotações de diário de campo das rodas de TCI, grupos focais e questionário sociodemográfico a estudantes de diversos cursos da UNIFAL-MG. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFAL-MG, sob o parecer nº 3.156.411. RESULTADOS: espera-se subsídios para que a estratégia seja adotada pela Universidade para a prevenção, promoção da saúde e apoio emocional aos estudantes universitários. CONCLUSÃO: A TCI oferece acolhimento, partilha de experiências de vida, resgate da autoestima, autonomia e vínculos saudáveis. É uma prática recomendada pelo Ministério da Saúde desde 2008 e foi inserida, em março de 2017, na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Nesse sentido, configura-se como importante meio de suporte às demandas dos estudantes com sintomas ansiosos e depressivos. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: o estudo contribui para a produção do conhecimento de Enfermagem sobre o cuidado interdisciplinar aos estudantes universitários, que vivenciam o sofrimento psíquico, além de fomentar o ensino e práxis da profissão.


Referências:
Referências ANDIFES. IV Pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de estudantes de ensino superior brasileiras. In: FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS (FONAPRACE), 2014, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, 2014. ARAÚJO, C. L.; BRESSAN, V. R. Ações de promoção à Saúde, atenção psicossocial e educacional como práticas de integração universitária. In: Séptima Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono en la Educación Superior (VII CLABES), 2017, Argentina, Anais... Argentina: Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Ciencias Económicas, 2017.