6487514 | AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES DO MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL (2010-2017) | Autores: Laís de Miranda Crispim Costa|laismcc@gmail.com|enfermeira|doutora|professora Adjunta|universidade Federal de Alagoas ; Mariana Tavares dos Santos|mariianatavarees@hotmail.com|estudante de Graduação|estudante de Graduação|estudante de Graduação|universidade Federal de Alagoas ; Adriana Martins da Conceição|adrianamartinss79@gmail.com|estudante de Graduação|estudante de Graduação|estudante de Graduação|universidade Federal de Alagoas ; Nayara Alexandra Rodrigues da Silva|nayrodrigues12@gmail.com|enfermeira|mestranda|estudante de Pós-graduação|universidade Federal de Alagoas ; Ingrid Martins Leite Lúcio|ingridmll@esenfar.ufal.br|enfermeira|doutora|professora Associada|universidade Federal de Alagoas |
Resumo: **Introdução: **O desenvolvimento científico da enfermagem no Brasil acontece de maneira bem distinta nas cinco regiões do país. Na UFAL, a autorização para funcionamento do primeiro curso de graduação em enfermagem de Alagoas data de 1973 e somente em 2010 se instituiu o Programa de Pós-graduação _Stricto sensu_. **Objetivo:** Analisar as produções do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFAL. **Método:** estudo quantitativo, histórico, no recorte temporal de 2010 a 2017. **Resultados: **A análise das dissertações defendidas constatou um perfil de egresso majoritariamente feminino; a maioria advinda da própria instituição de ensino; e quanto a área de atuação estão distribuídos entre saúde coletiva, Saúde da Mulher, Saúde Adulto e Idoso, Saúde Mental e Urgência/Emergência. O quadro docente conta com 15 professores/orientadores, e encontra-se ainda em processo de consolidação, pois 5 destes concentram cerca de 50% das orientações concluídas. Destacou-se o forte alinhamento das dissertações com os temas propostos pela agenda nacional de pesquisa em saúde; e um número expressivo de dissertações de cunho pré-clínico. Dentro das linhas de pesquisa da CAPES foi notada uma distribuição equivalente, sendo que a área mais enfraquecida é o campo 1, que aborda as pesquisas em história, ética, tecnologia e fundamentos teórico-filosóficos de enfermagem. Evidenciou-se também a baixa taxa de publicação das dissertações produzidas. **Conclusão: **a avaliação das produções acadêmicas deste programa identificou o direcionamento das pesquisas, as temáticas, bem como suas potencialidades e fragilidades. A baixa divulgação do conhecimento gerado ainda é um problema a ser enfrentado. **Contribuições para a Enfermagem: **Apesar de incipiente, é válido ressaltar a qualidade e impacto das dissertações publicadas em revistas científicas, que em sua maioria estão divulgadas em periódicos bem avaliados segundo a classificação QUALIS/CAPES.
Referências: OLIVEIRA, João Ferreira de. A Pós-Graduação e a pesquisa no Brasil: processos de regulação e de reconfiguração da formação e da produção do trabalho acadêmico. Práxis Educativa, v. 10, n. 2, p. 343-363, 2015.
REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E ENFERMAGEM. Universidade Federal de Alagoas. Escola de Enfermagem e Farmácia. 2010.
SALLES, Eliane Brandão; BARREIRA, Ieda de Alencar. Formação da Comunidade Científica de Enfermagem no Brasil. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 137-46, Jan-Mar. 2010.
SCOCHI, C. G. S.; MUNARI, D. B.; GELBCKE, F. L.; ERDMANN, A. L.; GUTIÉRREZ, M. G. R.; RODRIGUES, R. A. P. Pós-graduação Stricto Sensu em enfermagem no Brasil: avanços e perspectivas. Rev Bras Enferm. Brasília, v. 66, n. esp, p. 80-9, 2013. |