6480035 | PAPOTERAPIA, RISOTERAPIA E MUSICOTERAPIA NA MINIMIZAÇÕES DE TENSÕES EM ÂMBITO HOSPITALAR | Autores: Suellen Andrade Pereira|su.andrade96@hotmail.com|discente de Enfermagem|graduando|academico|universidade Federal de Alfenas ; Igor Moraes Monteiro|igormmonteiro@hotmail.com|discente de Enfermagem|graduando|academico|universidade Federal de Alfenas ; Laura Soares R. Silva|larodrigues0108@yahoo.com.br|discente de Enfermagem|graduando|academico|universidade Federal de Alfenas ; Waldecy Lopes Junior|waldecynaza97@gmail.com|discente de Enfermagem|graduando|academico|universidade Federal de Alfenas ; Zélia Marilda Rodrigues Resck|zelia.resck@unifal-mg.edu.br|docente da Escola de Enfermagem|professora E Doutora|docente|universidade Federal de Alfenas |
Resumo: **OBJETIVOS: **O Projeto Cuidando da Gente tem como objetivo minimizar a ansiedade durante a hospitalização, estimulando a autoestima e a vida. **MÉTODO(S): **Faz parte do Programa Condições Crînicas: cuidados inovadores, sendo desenvolvido por discentes da graduação dos cursos de Enfermagem, Medicina, odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Biotecnologia, Nutrição, Ciências Biológicas e Biomedicina durante o período letivo. As visitas são realizadas nos setores gerais do hospital, conveniado a faculdade aos sábados, das 13:00 às 17:00hrs. São oferecidas oficinas de trabalho quinzenais às terças-feiras ou quintas feiras das 17:30 às 19:00, afim de capacitar os integrantes. Mensalmente ocorre o “café com prosa” com monitoramento de psicóloga para consolidação de habilidades psicoemocionais, com o intuito de instrumentalizar o atendimento, e a realização de Terapia Comunitária Integrativa, afim de proporcionar o auto-cuidado dos participantes. Os doutores palhaços possuem identidade própria e mediante trios, realizam visitas, desenvolvendo quatro atividades básicas: a papoterapia, o autocuidado, a musicoterapia e a risoterapia. **RESULTADOS:** Cerca de 600 pessoas foram beneficiadas com as ações do projeto, além das visitas, houve também a participações em dois eventos internos. **CONCLUSÃO:** Portanto, compreende-se que o vínculo estabelecido na relação interpessoal da clientela fragilizada durante a internação com os acadêmicos, reflete na resposta ao tratamento e na recuperação. Os acadêmicos desde o início da graduação entram em contanto com a clientela, tendo em vista o processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, contribui com a difusão do conhecimento pela articulação ensino, pesquisa e extensão. **IMPLICAÇÕES ENFERMAGEM**: por meio da proposta do projeto é possível contribuir para a materialização dos princípios da integralidade e equidade em saúde, essenciais no exercício da enfermagem. Além disso, a participação do acadêmico de enfermagem no projeto proporciona a prática da humanização, do acolhimento e vínculo ao fornecer subsídio à formação holística.
**Descritores:** Ludicidade; Humanização; Autocuidado.
Referências: Moura CC, Resck ZMR, Dázio EMR. 2012. Atividades lúdicas com pacientes portadores de neoplasia internados em hospital geral. Rev Rene. 13(3):667-676 |