6475764 | DISCURSO DE ADOLESCENTES PARA TRANSFORMAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM JOGO COM A TEMÁTICA ÁLCOOL | Autores: Adriana Nunes Moraes Partelli|adrianamoraes@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade Federal do Espírito Santo ; Aline Pestana Santo|alinepesttana@gmail.com|estudante|graduação|estudante|universidade Federal do Espírito Santo ; Marta Pereira Coelho|martapereiracoelho@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: OBJETIVO: Analisar os discursos de adolescentes utilizados para transformar
histórias em quadrinhos em jogo educativo. MÉTODO: pesquisa participante,
qualitativa, utilizando o Método Criativo Sensível com dinâmicas de
criatividade e sensibilidade: "Encurtando distâncias" com aplicação da questão
geradora de debate " Eu sou... estou ... quero... ". 2ª dinâmica –
"Brincando... transformando...", com a questão geradora de debate ‘como a
história em quadrinhos “Uma história possível” pode ser transformada em jogo
educativo’?. Participaram 8 adolescentes sendo 3 meninos e 5 meninas entre 12
a 15 anos de idade, moradores de uma comunidade quilombola que encontra-se a
44 km de São Mateus, Espírito Santo. As narrativas foram analisadas seguindo o
percurso da análise de conteúdo temática de Bardin. A pesquisa foi aprovada
pelo CEP. RESULTADOS: As narrativas levaram as seguintes categorias: jogo de
tabuleiro na transformação da história em quadrinhos; tabuleiro com as
características da comunidade (gameleira, plantações, rio, igreja, bares,
escolas e campo de futebol; características do jogo (classificação etária,
número de jogadores, 1 dado, 4 pinos com cores diferentes e cartas perguntas,
curiosidades, charadas) e o jogo deverá ter um final feliz. CONCLUSÃO: O jogo
tem sido uma estratégia para promoção em saúde podendo ser jogos online ou
manuais, no entanto por ser uma comunidade rural sem acesso a computadores e
internet, esses adolescentes utilizam jogos manuais para aquisição de
conhecimento. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Esta pesquisa
possui relevância social, pois com a produção de jogos educativos para
adolescentes residentes em comunidades quilombolas com a temática sobre o
álcool, contribuirá para redução de vulnerabilidades que atinge essa parcela
significativa da população brasileira que carece de informações que leve em
consideração as especificidades étnicas, culturais e sociais.
Referências: 1. Nogueira MJ, Modena CM. Materiais educativos impressos sobre saúde sexual e reprodutiva utilizados na atenção básica em Belo Horizonte, MG: caracterização e algumas considerações. R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde, 2009; 3(4):169-79.
2. Reberte LM, Hoga LAK, Gomes ALZ. Process of construction of an educational booklet for health promotion of pregnant women. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2012; 20(1):101-108.
3. Partelli ANM, Cabral IE. Álcool e ritos de adolescentes em uma comunidade Quilombola. Rio de Janeiro: produção compartilhada – Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Espírito Santo.[Internet] 2016, 50 p. [cited 2019 Mar 5]; Available from: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6799.
4. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE 2012. Rio de Janeiro: IBGE; 2013. |