6459135 | LIVRO SENSORIAL: UMA FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE INFANTIL | Autores: Gloria Maria Farias dos Santos|gloria.mariafarias@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|faculdade Arthur Sá Earp Neto-fase ; Roberta Ramos Brand|robertabrand18@gmail.com|docente|enfermeira, Mestra Em Educação|docente No Curso de Graduação Em Enfermagem.|faculdade Arthur Sá Earp Neto-fase ; Paloma Barbosa dos Santos|palomadagigi@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|faculdade Arthur Sá Earp Neto/fase ; Inácio Viriato Cavalcante|inacio.viriato@hotmail.com|graduando Em Enfermagem|graduando Em Enfermagem|graduando Em Enfermagem|faculdade Arthur Sá Earp Neto-fase |
Resumo: **Introdução** Um grande problema de saúde pública na infância são os acidentes domésticos. Além da mortalidade infantil, se agrega fatores como lesões e tempo de internação, afetando diretamente a criança e a família. No ambiente doméstico as crianças estão expostas a uma grande diversidade de riscos. Na Atenção Primária à Saúde os enfermeiros se destacam na prevenção deste tipo de acidente por estarem continuamente envolvidos nos cuidados diretos as famílias, dentro das casas onde realizam as visitas domiciliares. Como forma de promoção da saúde podemos utilizar o livro sensorial como uma forma criativa na prevenção de acidentes. O livro sensorial é uma forma lúdica de apresentar uma proposta de promoção de saúde através de capacidades sensoriais humanas, que podem ser utilizados por crianças com deficiência sensória ou por crianças que tenham percepções sensórias integrais. Tem caráter educativo e pedagógico, é um livro inclusivo, são voltados para desenvolvimento motor fino e cognitivo, podendo ser manipulado por elas (brincar), pois é interativo. **Objetivo** Aplicar o livro sensorial na ESF para promoção e prevenção de acidentes na infância. **Metodologia** Foi realizado reconhecimento do território, visitas domiciliares, foi avaliada expressiva vulnerabilidade, escolhido público alvo, levantamento bibliográfico, escolha do lúdico como ferramenta. **Resultado** O trabalho realizado constitui uma ação de empoderamento as crianças da ESF na prevenção de acidentes domésticos, com resultado positivo, participação ativa das crianças, criação de vínculo, foi possível estimular a formação crítica da criança. **Conclusão** É importante para a comunidade o desenvolvimento de ações voltadas a prevenção. Que inserido a problemática dos dados epidemiológicos no público alvo podem estimular a adesão, o vínculo, mudanças de hábitos, um leque de possibilidades de se trabalhar com uma ferramenta com o intuito de atingir as crianças através do lúdico, chegando às populações carentes cuja informação é limitada por suas condições.
Referências: 1. Bezerra MAR, Santos R, Rocha RC, Rocha SS, Brito ECC, Santos JP. Percepções de cuidadores de crianças menores de cinco anos sobre a prevenção de acidentes domésticos. REME – Rev Min Enferm. [ revista em internet] 2016. [ acesso em 18 mai 2018 ] 20 : 944. Disponível e: file:///C:/Users/USER/Downloads/e944.pdf
2 Ministério da Saúde(BR). Trabalho elaborado com base nos dados do sistema de informação em Mortalidade (SIM) Tabulado no Tabwin. Ministério da Saúde 2014. Disponível em:
3. Gurgel AKC, Monteiro AI. Prevenção de acidentes domésticos infantis: susceptibilidade percebida pelas cuidadoras. Rev pesqui cuid fundam (online) [ periódicos na internet] 2016 outubro-dezembro. [ acesso em 28 set 2018] 8(4): 5126-5135. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/5021
4. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf
5. Ochoa MF. Livros sensoriais e sinestésicos: experimentando a arte através dos cinco sentidos e da falta deles. Porto Alegre. Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Departamento de Artes Visuais, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Disponível em: . |