6439375 | METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA | Autores: Yonara Cristiane Ribeiro|yonaracribeiro@gmail.com|estudante de Pós Graduação - Doutorado|mestre Em Enfermagem|docente do Departamento de Enfermagem Uff Rio das Ostras - Rj|unirio Ppgenf ; Lidiane Moura Fonseca Louro|lidimoura@outlook.com|estudante de Pós Graduação - Doutorado|mestre Em Enfermagem|docente de Enfermagem Faculdade Cnec Rio das Ostras - Rj|unirio Ppgenf ; Luiz Carlos Santiago|luisolitrio@gmail.com|enfermeiro|pós-doutor Em Enfermagem|professor Associado Departamento de Enfermagem Unirio|unirio ; Thiago Quinelatto Louro|thiagolouro@hotmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|docente do Departamento de Enfermagem Uff Rio das Ostras - Rj|unirio Ppgenf ; Ana Claudia Mateus Barreto|amateusbarreto@gmail.com|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|docente do Departamento de Enfermagem Uff Rio das Ostras - Rj|uff |
Resumo: O ensino da enfermagem brasileira vem buscando ao longo dos anos novas
possibilidades e tendências pedagógicas para um processo de ensino-
aprendizagem protagonizado pelo aluno**. Objetivo: **Identificar na literatura
as evidências científicas quais metodologias de ensino tem sido usadas no
ensino da graduação em enfermagem. **Método: **Revisão integrativa da
literatura, entre 2014 e 2018, nas bases Literatura Latino-Americana e do
Caribe em Ciências da Saúde; Literatura Internacional em Ciências da Saúde;
Base de Dados de Enfermagem e National Library of Medicine National Institutes
of Health dos EUA. Descritores utilizados: enfermagem, tecnologia educacional,
tecnologia da informação. **Resultados: **Foram encontrados 1001 estudos, dos
quais 18 atenderam os critérios de inclusão, de onde emergiram 3 categorias
analíticas, quais sejam: o uso da simulação na prática do ensino da
enfermagem; aprendizagem baseada em casos e suporte tecnológicos; e as
metodologias ativas. **Conclusão**: O estudo demonstrou que é de suma
importância inserir outros métodos que propiciem o protagonismo do estudante
na aprendizagem, por meio da experimentação, da discussão individual ou em
grupo e da reflexão em ambientes ricos em oportunidades, voltados à nova
geração. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem: **Esta pesquisa
buscou congregar, por meio de evidências disponíveis na literatura, pesquisas
sobre contribuições efetivas de metodologias utilizadas no ensino da graduação
em enfermagem, destacando que esse processo precisa ser baseado nas reais
necessidades de inovação e flexibilidade do docente em inserir novas
estratégias no cenário do ensino. O presente estudo possibilitou identificar
limitações que geram fragilidades na prática da docência, bem como, apontou
possibilidades para sua superação buscando atender as boas práticas no ensino
preconizadas pelas Diretrizes Curriculares dos Cursos de graduação em
enfermagem.
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