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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6404146


6404146

O BRINCAR E O CUIDADO ÀS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE HOSPITALIZADAS: REFLEXÕES A PARTIR DE COLLIÈRE

Autores:
Jéssica Renata Bastos Depianti|jrbdepianti@gmail.com|enfermeiro|doutoranda Em Enfermagem|estudante de Doutorado|escola de Enfermagem Anna Nery (eean/ufrj) ; Ivone Evangelista Cabral|icabral444@gmail.com|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|professora Titular do Departamento Materno-infantil|escola de Enfermagem Anna Nery (eean/ufrj)

Resumo:
**Introdução:** O cuidado é um ato de vida, representando desta forma, uma diversidade de atividades que visam sustentar e/ou manter a vida, isto é, permitir continuar a viver em todo seu potencial. Nesse sentido, ao inserir o brincar no cuidado de enfermagem às crianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) hospitalizadas, é levar em conta a diversidade de necessidades de/em saúde em função do que tem sentido na vida delas, não restringindo-se às limitações que podem apresentar. **Objetivo: **destacar e refletir sobre o modelo antropológico interpretativo do cuidado proposto por Collière, que tipos de cuidar fundamentam o brincar no cuidado de enfermagem às CRIANES hospitalizadas. **Método: **estudo analítico-reflexivo aplicado a leitura das obras “Cuidar a primeira arte da vida” e “Promover a vida” e de artigos sobre cuidado à criança publicados em revistas científicas nos últimos 10 anos.  **Resultados: **O brincar é um mediador do cuidado de manutenção durante a alimentação, o banho e a higiene, por exemplo. É também uma atividade que pode ser mediada como o ato de cuidar, seja de manutenção, de apaziguamento, de estimulação e de confortação. Como parte da assistência às CRIANES hospitalizadas, promove bem-estar, segurança, conforto e felicidade. Segundo Collière (1999) _cuidar é mobilizar em alguém tudo o que vive…todo o seu potencial de vida_. Assim, o brincar no cuidado às CRIANES hospitalizadas se torna vivificante, ou seja, as convida a vida, um viver com felicidade. **Conclusão: **Brincar é uma necessidade na vida de CRIANES hospitalizadas e um importante recurso na mediação do cuidado de enfermagem.** Implicações para a Enfermagem:  **Inserir a brincadeira ao cuidar de CRIANES permite que, da invisibilidade do seu ser criança, passem a ser vistas como centro do seu cuidado. O brincar é um valor inexorável à vida, uma das necessidades que faz parte do projeto de felicidade da criança.


Referências:
Collière MF. Cuidar... A primeira arte da vida. 2 ed. Loures: Lusociência; 2003. Collière MF. Promover a vida: da prática das mulheres de virtude aos cuidados de enfermagem. Lisboa: Sindicato dos Enfermeiros Portugueses; 1999. Sueiro IM, Góes FGB, Silva LF, Moraes JRMM. Cuidados de enfermagem da alimentação de crianças em quimioterapia: contribuições de collière. Rev Fund Care Online. 2019.11(n. esp):351-357. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/viewFile/6557/pdf_1 DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.351-357 Nascimento LCN. A internalização do cuidado pelo escolar frente à doença falciforme. Rio de Janeiro, 2016. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery. Universidade Federal do Rio de janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Silva LF, Cabral IE. As repercussões do câncer sobre o brincar da criança: implicações para o cuidado de enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2014 Out-Dez; 23(4): 935-43. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v23n4/pt_0104-0707-tce-23-04-00935.pdf Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014002380013