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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6368496


6368496

O DISCENTE DE ENFERMAGEM, MONITOR COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MORFOFISIOLOGIA HUMANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Ismael Fabricio Vaz|enfismaelvaz@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|discente|acadêmico|universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - Unigranrio

Resumo:
**O DISCENTE DE ENFERMAGEM, MONITOR COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MORFOFISIOLOGIA HUMANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA** _Ismael Fabricio Vaz_[1]; Teresa Cristina Barcelos da Silva2 **Introdução: **A monitoria no estudo da Morfofisiologia humana simboliza uma estratégia vital para os discentes do campo da saúde, sendo o monitor neste contexto um mediador com a capacidade de facilitar o entendimento não só teórico, mas também prático. Nos cursos superiores, a monitoria tem sido utilizada, com muita frequência, como estratégia de apoio ao ensino, especialmente para atender estudantes com dificuldades de aprendizagem. Percebe-se, em sua aplicabilidade, que ela conserva a concepção original, pela qual os estudantes mais adiantados nos programas escolares auxiliam na instrução e na orientação de seus colegas. **Objetivo: **Desvelar a vivência do discente monitor como instrumento de ensino da Morfofisiologia humana, com foco na solidificação dos conteúdos e aprimoramento dos graduandos. **Métodos: **Estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado por um discente monitor do 2º período de graduação em Enfermagem da Universidade Unigranrio. Utilizando lista de presença para controle, simulados pré-provas e escala de Likert para resposta de questionário aplicado. 23 discentes foram avaliados durante 30 monitorias e 4 simulados. **Resultados: **A lista de presença evidenciou que discentes que compareceram acima 4 vezes demonstravam maior domínio da matéria no simulado pré prova, enquanto que os que participaram até 4 vezes apresentaram domínio menor. Relativo ao questionário aplicado observou-se que referente a sanar dúvidas com monitor: 30,4% concorda totalmente, 61% concorda parcialmente, 4,3% indiferente, 4,3% discorda parcialmente, 0% discorda totalmente. Apps de Mensagens: 87% concorda totalmente, 13% concorda parcialmente, 0% indiferente, discorda parcialmente e totalmente. Importância da Monitoria: 87% concorda totalmente, 13% concorda parcialmente, 0% indiferente, discorda parcialmente e totalmente. Importância dos Simulados Realísticos: 91,4% concorda totalmente, 4,3% concorda parcialmente, 4,3% indiferente, 0% discorda parcialmente e totalmente. Destaques para um bom monitor de Morfofisiologia 1º domínio da matéria, 2º comprometimento e proatividade, 3º paciência, enquanto ser cordial e flexível são menos importantes. **Conclusão: **Depreendemos que a pratica da monitoria no processo de ensino-aprendizado possibilita ao discente não só a aquisição de novos conhecimentos, mas também a consolidação dos mesmos possuindo um elevado grau de importância na formação acadêmica. **Contribuições para a Enfermagem: **A prática vivenciada diretamente na monitoria concomitantemente aos conteúdos teóricos proporciona um enriquecimento no processo ensino-aprendizagem do Enfermeiro em formação. **Descritores: **Monitoria, Estudantes de Enfermagem, Anatomia. **Eixo:** Pesquisar para a prática e para a consolidação da ciência de enfermagem. * * * [1] Acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO – e-mail: enfismaelvaz@gmail.com 2 Bacharel em Educação Física. Mestre em Fisiopatologia Clinica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Especialista em Anatomia Humana: Aspectos Evolutivos e Funcionais pela Laureate Intenational Universities /IBMR. Professora Colaboradora, Mestre da UNIGRANRIO – e-mail: teresa.silva@unigranrio.edu.br


Referências:
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições [online]. 2016, vol.27, n.1 [Citado em Março de 2019], pp.133-153. Diponivel em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010373072016000100133&lng=en&nrm=iso.