6363831 | TECNOLOGIA EDUCATIVA NO ENSINO DE INSULINOTERAPIA PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: NOVOS PARADIGMAS DO ENSINAR-APRENDER | Autores: Thiago Santos Garces|thiagogarces0812@hotmail.com|enfermeiro|mestre|pesquisador|universidade Estadual do Ceará. Fortaleza (ce), Brasil ; Ítalo Lennon Sales de Almeida|italolennon@hotmail.com|enfermeiro|mestre|pesquisador/enfermeiro Assistencial|universidade Estadual do Ceará. Fortaleza (ce), Brasil ; Thereza Maria Magalhães Moreira|tmmmoreira@gmail.com|enfermeira|pós Doutora|professora/pesquisadora|universidade Estadual do Ceará. Fortaleza (ce), Brasil ; Francisco Marcos de Lima Messias|italolennon@hotmail.com|enfermeiro|mestre|pesquisador|universidade Estadual do Ceará. Fortaleza (ce), Brasil ; Elizabeth Mesquita Melo|elizjornet@yahoo.com.br|enfermeira|doutora|enfermeira Assistencial/professora|unifametro |
Resumo: INTRODUÇÃO: Com o advento das tecnologias da informação e comunicação do
século XXI (internet móvel, smartphones, aplicativos), o acesso à informação
tem se modificado. As tradicionais plataformas de ensino à distância estão
sendo substituídas por aplicativos educativos que disponibilizam informações
sobre determinado campo do saber e permitem a criação de ambientes virtuais de
aprendizado. Para o ensino de temáticas da prática de enfermagem, como os
saberes necessários sobre insulinoterapia, acredita-se que o desenvolvimento
de uma ferramenta que inove as práticas e se aproxime dos novos paradigmas de
ensino e disponibilização de informações auxilie na formação de enfermeiros
qualificados para a prestação de cuidados no diabetes mellitus. OBJETIVO:
Relatar a experiência de construção do design de um aplicativo sobre
insulinoterapia para acadêmicos de enfermagem. MÉTODO: Trata-se do relato de
experiência da construção do design da tecnologia supracitada, desenvolvida em
cinco fases que ocorreram entre junho e dezembro de 2018. RESULTADOS:
Inicialmente foi realizada a busca na literatura, que deu suporte para a
elaboração do conteúdo teórico da tecnologia. Concomitantemente, foi realizado
um processo de _benchmarking_. Por ter como referencial teórico o Design
Centrado no Usuário, uma etapa de análise de requisitos foi realizada com
graduandos em enfermagem. A criação do design aconteceu em laboratório de
informática com auxílio de especialista em sistemas de informações, onde
tivemos como produto 31 telas de aplicativo. A tecnologia foi nomeada
_EduInsulin App_. A validação de conteúdo e aparência do design da tecnologia
contou com quinze enfermeiros expertises que avaliaram as telas construídas e
sugeriram alterações e melhorias para a tecnologia O Índice de Validade de
Conteúdo (IVC) global foi 0,95. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: A inovação por
meio do uso de tecnologias faz parte do atual paradigma de assistência e
ensino na enfermagem. Especificamente referente ao ensino, é fundamental que
estratégias dinâmicas, sejam adotadas na enfermagem.
Referências: AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Standards of medical care in diabetes.
Diabetes Care. v.40, supl 1, pág: 1-131, 2017.
ARRAIS, R.; CROTT, P. Revisão: aplicativos para dispositivos móveis (“Apps”) na
automonitorização em pacientes diabéticos. J. Health Inform., v. 7, n. 4, p. 127-33,
2015. |