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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6363831


6363831

TECNOLOGIA EDUCATIVA NO ENSINO DE INSULINOTERAPIA PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: NOVOS PARADIGMAS DO ENSINAR-APRENDER

Autores:
Thiago Santos Garces|thiagogarces0812@hotmail.com|enfermeiro|mestre|pesquisador|universidade Estadual do Ceará. Fortaleza (ce), Brasil ; Ítalo Lennon Sales de Almeida|italolennon@hotmail.com|enfermeiro|mestre|pesquisador/enfermeiro Assistencial|universidade Estadual do Ceará. Fortaleza (ce), Brasil ; Thereza Maria Magalhães Moreira|tmmmoreira@gmail.com|enfermeira|pós Doutora|professora/pesquisadora|universidade Estadual do Ceará. Fortaleza (ce), Brasil ; Francisco Marcos de Lima Messias|italolennon@hotmail.com|enfermeiro|mestre|pesquisador|universidade Estadual do Ceará. Fortaleza (ce), Brasil ; Elizabeth Mesquita Melo|elizjornet@yahoo.com.br|enfermeira|doutora|enfermeira Assistencial/professora|unifametro

Resumo:
INTRODUÇÃO: Com o advento das tecnologias da informação e comunicação do século XXI (internet móvel, smartphones, aplicativos), o acesso à informação tem se modificado. As tradicionais plataformas de ensino à distância estão sendo substituídas por aplicativos educativos que disponibilizam informações sobre determinado campo do saber e permitem a criação de ambientes virtuais de aprendizado. Para o ensino de temáticas da prática de enfermagem, como os saberes necessários sobre insulinoterapia, acredita-se que o desenvolvimento de uma ferramenta que inove as práticas e se aproxime dos novos paradigmas de ensino e disponibilização de informações auxilie na formação de enfermeiros qualificados para a prestação de cuidados no diabetes mellitus. OBJETIVO: Relatar a experiência de construção do design de um aplicativo sobre insulinoterapia para acadêmicos de enfermagem. MÉTODO: Trata-se do relato de experiência da construção do design da tecnologia supracitada, desenvolvida em cinco fases que ocorreram entre junho e dezembro de 2018. RESULTADOS: Inicialmente foi realizada a busca na literatura, que deu suporte para a elaboração do conteúdo teórico da tecnologia. Concomitantemente, foi realizado um processo de _benchmarking_. Por ter como referencial teórico o Design Centrado no Usuário, uma etapa de análise de requisitos foi realizada com graduandos em enfermagem. A criação do design aconteceu em laboratório de informática com auxílio de especialista em sistemas de informações, onde tivemos como produto 31 telas de aplicativo. A tecnologia foi nomeada _EduInsulin App_. A validação de conteúdo e aparência do design da tecnologia contou com quinze enfermeiros expertises que avaliaram as telas construídas e sugeriram alterações e melhorias para a tecnologia O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global foi 0,95. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: A inovação por meio do uso de tecnologias faz parte do atual paradigma de assistência e ensino na enfermagem. Especificamente referente ao ensino, é fundamental que estratégias dinâmicas, sejam adotadas na enfermagem.


Referências:
AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Standards of medical care in diabetes. Diabetes Care. v.40, supl 1, pág: 1-131, 2017. ARRAIS, R.; CROTT, P. Revisão: aplicativos para dispositivos móveis (“Apps”) na automonitorização em pacientes diabéticos. J. Health Inform., v. 7, n. 4, p. 127-33, 2015.