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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6329537


6329537

A ENFERMAGEM COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISMO

Autores:
Carine Sena|carine.nsilvestrini@gmail.com|||| ; Flavia Melo de Castro|vinhamelcas@gmail.com|||| ; Polyana Dávila da Silva|polyanapynk2@hotmail.com|||| ; Thamires Soares da Silva|thamires21396@gmail.com|||| ; Juvanice Paixão Costa|jpcosta_contatos@hotmail.com||||

Resumo:
Introdução: O Autismo ou Transtornos do Espectro Autista (TEA) causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social de crianças. Os profissionais da saúde têm papel fundamental na detecção e tratamento precoce de crianças acometidas por essa síndrome. Objetivo: Identificar o papel do enfermeiro no manejo de crianças com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica na qual se utilizou como critérios de seleção, artigos indexados nas bases de dados PubMed e SciELO, no período de 2005 a 20019, nos idiomas português, inglês ou espanhol. A amostra foi constituída por 14 artigos. Resultados e Discussão: O enfermeiro desempenha um papel importante na avaliação inicial da criança com autismo e no apoio à família. Porém, ainda se encontra desafios quanto a atuação dos enfermeiros na área clinica frente a esses pacientes, devido a poucas oportunidades e tecnologias usadas no manejo com indivíduos com do TEA quando comparados aos serviços especializados de saúde mental. Considerações Finais: É fundamental a detecção precoce para que haja um plano de cuidados adequado. É indispensável que o enfermeiro trabalhe juntamente a família, tirando dúvidas e educando, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida a criança.


Referências:
CARNIEL, E. L.; SALDANHA, L. B.; FENSTERSEIFER, L. M. A atuação do enfermeiro frente à criança autista. Pediatria (São Paulo); v. 32, n. 4,p.255-60, 2010. EBERT, M.; LORENZINI, E.; SILVA, E. F. Mães de crianças com transtorno autístico: percepções e trajetórias. Rev Gaúcha Enferm.; v.36, n.1, p. 49-55, mar, 2015. FRANZOI, M.A.H., et al. Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial. Rev. Texto Contexto Enferm, v. 25, n.1, p. 2-8, 2016. MOREIRA, N. S. O cuidar do portador de autismo e seus familiares: uma abordagem mutiprofissional. Rev. Pesq. Cuid. Fundam. Online, v.2, p. 271-274, out./dez., 2010. RODRIGUES, L. R.; FONSECA, M. O.; SILVA, F.F. Convivendo com a criança autista: sentimentos da família. Rev. Min. Enferm., v.3, n.12, p. 321-327, jul./set., 2008. SARDINHA, F.L., et al. O enfermeiro, as crianças autistas e suas familias. Percursos, v. 17, p. 20-27, jul/set., 2010.