6329537 | A ENFERMAGEM COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISMO | Autores: Carine Sena|carine.nsilvestrini@gmail.com|||| ; Flavia Melo de Castro|vinhamelcas@gmail.com|||| ; Polyana Dávila da Silva|polyanapynk2@hotmail.com|||| ; Thamires Soares da Silva|thamires21396@gmail.com|||| ; Juvanice Paixão Costa|jpcosta_contatos@hotmail.com|||| |
Resumo: Introdução: O Autismo ou Transtornos do Espectro Autista (TEA) causam
problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na
interação e comportamento social de crianças. Os profissionais da saúde têm
papel fundamental na detecção e tratamento precoce de crianças acometidas por
essa síndrome. Objetivo: Identificar o papel do enfermeiro no manejo de
crianças com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares. Metodologia:
Trata-se de uma revisão bibliográfica na qual se utilizou como critérios de
seleção, artigos indexados nas bases de dados PubMed e SciELO, no período de
2005 a 20019, nos idiomas português, inglês ou espanhol. A amostra foi
constituída por 14 artigos. Resultados e Discussão: O enfermeiro desempenha um
papel importante na avaliação inicial da criança com autismo e no apoio à
família. Porém, ainda se encontra desafios quanto a atuação dos enfermeiros na
área clinica frente a esses pacientes, devido a poucas oportunidades e
tecnologias usadas no manejo com indivíduos com do TEA quando comparados aos
serviços especializados de saúde mental. Considerações Finais: É fundamental a
detecção precoce para que haja um plano de cuidados adequado. É indispensável
que o enfermeiro trabalhe juntamente a família, tirando dúvidas e educando, a
fim de garantir uma melhor qualidade de vida a criança.
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