6145816 | ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Mayara Araujo de Souza|mayara.araujods@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante de Enfermagem|unirio/eeap ; Laisa Figueiredo Ferreira Lós de Alcântara|dra.laisa@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Visitante Ppgenf - Eeap/unirio|unirio/eeap ; Sônia Regina de Souza|soniasilvio0@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|diretora - Eeap/unirio|unirio/eeap ; Philippe Menezes Landeiro|landeiro@live.com|estudante de Enfermagem|graduando|estudante de Enfermagem|unirio/eeap |
Resumo: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA
_Objetivo_ Relatar as primeiras etapas na construção de uma revisão
integrativa para iniciantes na investigação científica.
_Método_ Estudo qualitativo “Preceptoria para SUS: integração ensino-serviço”
conforme Pesquisa Convergente Assistencial delineando Revisão Integrativa.
Definiu-se a questão norteadora “Como a preceptoria influencia na estratégia
de ensino nos estágios curriculares durante a graduação em saúde?”. Consultou-
se descritores que contemplassem a complexidade da questão norteadora: “Health
Education”, “Undergraduate” e Preceptorship” os quais apontaram para as bases
Scielo e Science Direct. Os limites foram: artigos publicados entre 2018 e
2014 e línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Aqueles correspondentes a
questão norteadora com a leitura prévia do título e resumo foram pré-
selecionados para serem lidos na íntegra e em seguida, selecionados ou não
para fazer parte da revisão. Para organizá-los foram descritos em planilha
composta por 15 colunas e 21 linhas.
_Resultados_ Com os descritores foram encontrados 710 artigos, após a
utilização dos limites, agrupou-se 222 para análise. Após leitura do título e
resumo sintetizou-se 34 artigos e com a leitura na íntegra, foram
identificados 21 artigos que responderam a questão norteadora. A dificuldade
em identificar termos que contemplasse o sentido de “graduações em saúde”
intensificou a busca por descritores que correspondessem a necessidade da
pesquisa e a leitura detalhada das definições que o DECS delimitava iluminou a
escolha. Uma estratégia facilitou a reflexão de pontos abordados na discussão
da revisão integrativa na nomeação de colunas da planilha.
_Conclusão_ As definições pré-estabelecidas para a busca dos artigos e da
construção da planilha levaram a resultados pontuais de forma organizada,
respondendo diretamente a questão norteadora. Possibilitou discernir as
informações e concluir a etapa.
_Implicações para Enfermagem_ Aprender o caminho metodológico da busca para
revisão integrativa facilitando a elaboração de novos trabalhos. Além de
estimular discentes iniciantes na pesquisa acadêmica para construção de uma
revisão integrativa bibliográfica.
Referências: Não possui |