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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6145816


6145816

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Mayara Araujo de Souza|mayara.araujods@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante de Enfermagem|unirio/eeap ; Laisa Figueiredo Ferreira Lós de Alcântara|dra.laisa@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Visitante Ppgenf - Eeap/unirio|unirio/eeap ; Sônia Regina de Souza|soniasilvio0@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|diretora - Eeap/unirio|unirio/eeap ; Philippe Menezes Landeiro|landeiro@live.com|estudante de Enfermagem|graduando|estudante de Enfermagem|unirio/eeap

Resumo:
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA _Objetivo_ Relatar as primeiras etapas na construção de uma revisão integrativa para iniciantes na investigação científica. _Método_ Estudo qualitativo “Preceptoria para SUS: integração ensino-serviço” conforme Pesquisa Convergente Assistencial delineando Revisão Integrativa. Definiu-se a questão norteadora “Como a preceptoria influencia na estratégia de ensino nos estágios curriculares durante a graduação em saúde?”. Consultou- se descritores que contemplassem a complexidade da questão norteadora: “Health Education”, “Undergraduate” e Preceptorship” os quais apontaram para as bases Scielo e Science Direct. Os limites foram: artigos publicados entre 2018 e 2014 e línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Aqueles correspondentes a questão norteadora com a leitura prévia do título e resumo foram pré- selecionados para serem lidos na íntegra e em seguida, selecionados ou não para fazer parte da revisão. Para organizá-los foram descritos em planilha composta por 15 colunas e 21 linhas. _Resultados_ Com os descritores foram encontrados 710 artigos, após a utilização dos limites, agrupou-se 222 para análise. Após leitura do título e resumo sintetizou-se 34 artigos e com a leitura na íntegra, foram identificados 21 artigos que responderam a questão norteadora. A dificuldade em identificar termos que contemplasse o sentido de “graduações em saúde” intensificou a busca por descritores que correspondessem a necessidade da pesquisa e a leitura detalhada das definições que o DECS delimitava iluminou a escolha. Uma estratégia facilitou a reflexão de pontos abordados na discussão da revisão integrativa na nomeação de colunas da planilha. _Conclusão_ As definições pré-estabelecidas para a busca dos artigos e da construção da planilha levaram a resultados pontuais de forma organizada, respondendo diretamente a questão norteadora. Possibilitou discernir as informações e concluir a etapa. _Implicações para Enfermagem_ Aprender o caminho metodológico da busca para revisão integrativa facilitando a elaboração de novos trabalhos. Além de estimular discentes iniciantes na pesquisa acadêmica para construção de uma revisão integrativa bibliográfica.


Referências:
Não possui