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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6099083


6099083

VIVÊNCIA ACADÊMICA NO PROCESSO DE MONITORIA JUNTO A DISCIPLINA SAÚDE DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS

Autores:
Dhayanna Cardoso Lima|dhayanna10lima@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|discente|centro Universitário Fametro ; Nubia Maia Azevedo|nubiamaiaenf@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|discente|centro Universitário Fametro ; Raimunda Ionora Marques Garcia|dhayannanurse@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|discente|centro Universitário Fametro ; Paloma Souza da Paz|paloma_dapaz@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|discente|centro Universitário Fametro ; Eurides Souza de Lima|enfermeiraeurides@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|docente|centro Universitário Fametro

Resumo:
**                         VIVÊNCIA ACADÊMICA NO PROCESSO DE MONITORIA JUNTO A DISCIPLINA SAÚDE DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS** _Dhayanna Cardoso Lima¹_, Raimunda Ionora Marques Garcia¹, Nubia Maia Azevedo¹, Paloma Souza da Paz¹, Eurides Souza de Lima2 **Objetivo: **Relatar a experiência de monitoria da disciplina que aborda o contexto intercultural no Amazonas. **Método:** Constitui-se de um estudo do tipo relato de experiência referente a disciplina Saúde das Populações Indígenas de um  Centro Universitário. Essa disciplina possui uma carga horária total  de 66 horas que aborda conteúdos teóricos básicos sobre a etnocentrismo, enfermagem transcultural, antropologia da saúde, interculturalidade, intermedicalidade e os diferentes contextos observados entre as Populações Indígenas no  Brasil e no Amazonas e está inserida como obrigatória no sexto período da matriz curricular do Curso de Enfermagem. Resultados: O processo de monitoria compreende três etapas: na primeira etapa é realizado o processo de seleção dos acadêmicos que consiste na avaliação objetiva e discursiva. A segunda etapa: os alunos são inseridos a estudos de alinhamento conceitual (cultura, intermedicalidade e modelo de atenção à saúde indígena) para melhor apropriação da temática. A terceira etapa: propiciou a participação nas atividades e o interesse pela dedicação à docência, à pesquisa e à extensão, com orientação docente, oportunizando sua capacitação didática e científica. É o momento que acontecem as práticas como: auxilio em estudo dirigido, na busca em bancos de dados disponíveis nos meios eletrônicos, organizações de seminários temáticos, apoio aos acadêmicos na leitura de textos, planejamento e execução nas práticas de campo. **Conclusão:** É notória a importância desta experiência no processo de monitoria, pois proporcionou um crescimento tanto pessoal quanto profissional das práticas da docência e a quebra de paradigmas no campo da saúde indígena. **Contribuições para a Enfermagem: **Essas práticas transformadoras trazem contribuições importantes para enfermagem possibilitando pensamento crítico-reflexivo e contribuindo com a formação dos futuros enfermeiros comprometidos para atuarem em um modelo assistencial pautado nas especificidades da saúde indígena do contexto amazônico.    **Descritores:** Enfermagem; Educação em Enfermagem; Saúde das Populações Indígenas.  **Área Temática:** Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem  1 Graduanda em Enfermagem – Centro Universitário – FAMETRO – email: dhayanna10lima@gmail.com 2 Enfermeira e Mestre em Enfermagem/UFAM – Docente do Centro Universitário - FAMETRO


Referências:
Não se aplica