5997771 | PARTICIPAÇÃO DE JUÍZES-ESPECIALISTAS NA VALIDAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDA EM CRIANÇA HOSPITALIZADA | Autores: Liliane Faria da Silva|lili.05@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade Federal Fluminense ; Débora Câmara de Campos|deborac.campos@hotmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira|instituto de Puericultura E Pediatria Martagão Gesteira ; Rosane Cordeiro Burla de Aguiar|rcburla@yahoo.com.br|enfermeira|doutora|professora|universidade Federal Fluminense |
Resumo: **Objetivo:** descrever a etapa de validação por juízes-especialistas de um vídeo educativo sobre prevenção de queda em criança hospitalizada voltado para profissionais de saúde. **Método:** trata-se de uma etapa de estudo metodológico para validação de tecnologia educacional. Foram selecionados intencionalmente trinta e um juízes, a fim de alcançar o mínimo de doze, divididos entre as áreas de saúde da criança, segurança do paciente e comunicação social. A busca destes juízes se realizou através da Plataforma Lattes da CAPES, e, também, por amostragem não probabilística em bola de neve pela indicação dada pelos primeiros. Foi utilizado sistema de classificação adaptado dos critérios de Fehring, observando titulação de doutor ou mestre, especialização, prática clínica, publicações e participação em eventos nas áreas de interesse. A participação dos juízes consistiu em avaliar um vídeo educativo através de instrumento on-line do tipo escala Likert com relação aos objetivos, estrutura e apresentação, e relevância do material; além de sugestões pertinentes. A análise dos dados foi feita por índice de concordância mínimo de 70%. **Resultados:** treze juízes concluíram a avaliação. Destes, 92% com titulação mínima de mestre, 60,8% com pelo menos dez anos de atuação prática na área da expertise requerida. **Conclusão:** com a participação dos juízes concluiu-se que tecnologia educacional estava adequada (índice de concordância de 86%), tendo objetivos claros, conteúdo, tempo e animação satisfatórios. Foram requeridos ajustes relativos à apresentação do vídeo e ao tamanho dos tópicos. **Implicações para a enfermagem:** o vídeo educativo mostrou-se válido quanto ao conteúdo, com potencial para mediar práticas educativas em contexto hospitalar.
Referências: Teixeira E. Tecnologias em Enfermagem: produções e tendências para a educação em saúde com a comunidade. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2010; 12(4):598. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v12/n4/v12n4a01.htm. |