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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5997103


5997103

ENSINO SIMULADO PARA A DELIBERAÇÃO MORAL: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
Flávia Regina Souza Ramos|flareginaramos@gmail.com|enfermeiro|doutora Em Fiilosofia Em Enfermagem|professora Titular E Visitante Sênior|universidade Federal de Santa Catarina E Universidade do Estado do Amazonas ; Dulcinéia Ghizoni Schneider|dulcineia.schneider@ufsc.br|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|professora|universidade Federal de Santa Catarina ; Mario Sergio Bruggmann|mariobrugg@gmail.com|enfermeiro|mestre|doutorando|universidade Federal de Santa Catarina ; Isabela Saioron|isabelasaioron@gmail.com|enfermeiro|mestre|doutoranda|universidade Federal de Santa Catarina ; Beatriz Lorençoni|beatrizlorenconi@outlook.com|estudante|estudante|graduanda Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
**Objetivo:** Desenvolver estratégias de ensino simulado aplicado ao processo de deliberação moral nos problemas éticos vivenciados pelos acadêmicos de Enfermagem. **Metodol****ogia: **Pesquisa metodológica com as seguintes etapas: a) exploratório-descritiva desenvolvida com 30 estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, usando questionários com questões abertas e análise textual discursiva, sobre a percepção dos acadêmicos quanto aos problemas éticos identificados na prática da enfermagem; b) Construção, pelas pesquisadoras, de casos de deliberação moral (CDM); c) aplicação dos CDM no ensino simulado por meio de teatralização (atores); d) avaliação da satisfação e autoconfiança na aprendizagem dos estudantes, por meio de instrumento validado (Almeida et al, 2016). **Resultados: **os estudantes de enfermagem identificam os conflitos éticos vivenciados na prática com maturidade e sensibilidade quanto à consideração do paciente, família e  comunidade no processo assistencial, bem como do direito à informação e ao sigilo profissional. O ensino simulado da deliberação moral mostra-se efetivo e pertinente para a formação ética crítica, seguindo as etapas de planejamento (construção e validação das guias; seleção e treinamento dos atores; organização e preparo do cenário; convite aos participantes; instrumentalização sobre o método da deliberação moral); ação; observação; e reflexão/_debriefing _com aplicação do questionário especifico. **Conclusão: **a simulação de resolução de casos que remetem aos contextos reais de trabalho possibilita a capacitação para o julgamento ético-moral entre os graduandos, incentivando o pensamento crítico e a explicitação de valores, selecionando a decisão mais prudente e o respeito a diferentes perspectivas dos participantes do processo de deliberação moral. **Contribuições para a Enfermagem: **o estudo contribui com estratégias para o desenvolvimento de competências éticas na formação em enfermagem.


Referências:
Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCAB, Baptista RCN, Girão FB, Mendes IAC. Validação para a língua portuguesa da escala Student Satisfactionand Self-Confidence in Learning. Rev.Latino-Am nov-dez 2015;23(6):1007-13