5977861 | VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: VALIDAÇÃO DE UM ALERTÔMETRO COMO TECNOLOGIA EDUCATIVA | Autores: Kayo Henrique Jardel Feitosa Sousa|kayohenriquejardel@gmail.com|enfermeiro|mestre|bolsista|escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro ; Erica Jorgiana dos Santos de Morais|ericajorgiana@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário Uninovafapi ; Elayne Kelly Sepedro Sousa|elaynesepedro@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário Uninovafapi ; Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida|camilaapapila@hotmail.com|enfermeira|doutora|docente|centro Universitário Uninovafapi |
Resumo: **Introdução: **a violência contra a mulher é considerada um fenômeno socialmente complexo, portanto, seu enfrentamento necessita de intervenções multidisciplinares e intersetoriais, bem como a participação não apenas dos profissionais que atuam do âmbito da segurança pública e justiça, mas também de uma efetiva orientação dos profissionais de saúde para as mulheres, pelo contato direto e frequente com a população feminina. O uso de instrumentos práticos durante o exercício profissional, que sejam capazes de identificar e conduzir situações de violência contra as mulheres, indubitavelmente facilita a atuação dos diversos profissionais que têm a oportunidade de atender essas mulheres que recorrem aos serviços em busca de ajuda. **Objetivo:** validar o alertômetro como tecnologia educativa voltada para violência contra a mulher. **Método:** estudo metodológico cuja a validação do material construído foi realizado com 18 especialistas e 79 mulheres para avaliarem a tecnologia. Para a coleta de dados o estudo foi composto por questionários distintos, de acordo com o foco de avaliação de cada grupo de participantes, analisados quanto ao nível de concordância e Índice de Validade de Conteúdo (IVC). **Resultados:** os escores atribuídos aos especialistas de conteúdo e técnicos teve uma média de 87% enquanto o Índice de Validade de Conteúdo global para os especialistas de design foi de 0,92. Além disso, os dados na participação das mulheres para o nível de concordância das respostas positivas foi de 96,2%. **Conclusão:** a tecnologia educativa mostrou-se um instrumento confiável para alertar as mulheres sobre as manifestações de violência e válido segundo a avaliação dos especialistas. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem:** os resultados apontam índices substanciais tanto dos especialistas quanto do público alvo em relação ao alertômetro tornando-o válido como tecnologia educativa na prática de educação em saúde voltada para o público feminino como um alerta para a violência e suas consequências.
Referências: Sardinha LM, Catalán HEN. Attitudes towards domestic violence in 49 low- and middle-income countries: a gendered analysis of prevalence and countrylevel correlates. PLoS ONE. 2018;13(10):e0206101.
Rodrigues WFG, Rodrigues RFG, Ferreira FA. Violência contra a mulher dentro de um contexto biopsicosocial um desafio para o profissional da enfermagem. Rev enferm UFPE online. 2017; 11(4):1752-8. |