5926372 | HABILIDADES NA AVALIAÇÃO DE RISCO PARA LESÃO POR PRESSÃO EM SIMULAÇÃO AVANÇADA COM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM | Autores: Vanessa Caminha Aguiar Lopes|vanessacaminha@outlook.com.br|estudante de Pós-graduação (doutorado)|mestre Em Enfermagem|enfermeira|universidade Federal do Piauí ; Elaine Cristina Carvalho Moura|elainecrism@bol.com|professora de Pós-graduação|pós-doutorado|professora de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí ; Dinara Raquel Araújo Silva|dynararakel@gmail.com|estudante de Pós-graduação (doutorado)|graduação Em Enfermagem|enfermeira|universidade Federal do Piauí ; Giovanna de Oliveira Libório Dourado|giovannaliborio@hotmail.com|professora de Graduação|doutorado|professora de Graduação|universidade Federal do Piauí ; Lidya Tolstenko Nogueira|lidyatn@gmail.com|professora de Pós-graduação|pós-doutorado|professora de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí |
Resumo: OBJETIVOS: Avaliar habilidades na avaliação de risco para lesão por pressão
por meio de simulação clínica avançada com estudantes de enfermagem. MÉTODO:
Estudo quase experimental, com autoavaliação dos estudantes de enfermagem em
três momentos da estratégia: antes da aula, depois do cenário de simulação e
após o _debriefing_. Foi desenvolvido em laboratórios de simulação clínica
avançada de duas universidades brasileiras, localizadas nas regiões Nordeste e
Sul. A amostragem foi por conveniência e ficou composta por 155 estudantes. A
pesquisa foi autorizada pelas instituições e foi aprovada por Comitê de Ética.
RESULTADOS: A média de idade dos participantes foi de 26,2 (±6,6) anos. A
maioria era do sexo feminino 135 (87,1%) e estava cursando estágio curricular
105 (67,7%). Apenas 95 (61,3%) participaram de atividades sobre avaliação do
risco para lesão por pressão. Entre a primeira e a última avaliações, foram
verificados aumentos estatisticamente significativos no nível de habilidades
quanto a: desempenho na elaboração de uma política de avaliação de risco para
lesão por pressão (p<0,001), realização correta da avaliação da pele
(p=0,008), identificação de fatores de riscos individuais, correlações
terapêuticas e clínicas do paciente que concorrem com risco para lesão por
pressão (p=0,026), aplicação de escala de avaliação de risco (p=0,006),
desempenho na sistematização da assistência de enfermagem integrando plano
para prevenção da lesão (p=0,024) e desempenho tanto na comunicação verbal
quanto nos registros e documentação sobre avaliação de risco dentro da equipe
multidisciplinar (p=0,017). CONCLUSÃO: A simulação avançada reproduziu
ambiente clínico projetado para demonstrar procedimentos de tomada de decisão
e pensamento crítico, com aumento significativo das habilidades para avaliação
de risco para lesão por pressão em estudantes de enfermagem. CONTRIBUIÇÕES OU
IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Investimentos em laboratórios de simulação
clínica podem beneficiar o aprendizado de estudantes de graduação à medida que
demonstra eficácia no desenvolvimento de habilidades do enfermeiro.
Referências: Lestander Ö, Lehto N, Engström Å. Nursing Students´ Perceptions of Learning After High Fidelity Simulation: Effects of a Three-Step Post-Simulation Reflection Model. Nurse Educ Today 2016:40:219-24.
Medley CF, Horne C. Using simulation technology for undergraduate nursing education. Journal of Nursing Education 2005:44(1):31-4.
Miyazaki MY, Caliri MH, Santos CB. Knowledge on pressure ulcer prevention among nursing professionals. Rev Latino-Am Enferm 2010:18(6):1203-11. |