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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5926372


5926372

HABILIDADES NA AVALIAÇÃO DE RISCO PARA LESÃO POR PRESSÃO EM SIMULAÇÃO AVANÇADA COM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores:
Vanessa Caminha Aguiar Lopes|vanessacaminha@outlook.com.br|estudante de Pós-graduação (doutorado)|mestre Em Enfermagem|enfermeira|universidade Federal do Piauí ; Elaine Cristina Carvalho Moura|elainecrism@bol.com|professora de Pós-graduação|pós-doutorado|professora de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí ; Dinara Raquel Araújo Silva|dynararakel@gmail.com|estudante de Pós-graduação (doutorado)|graduação Em Enfermagem|enfermeira|universidade Federal do Piauí ; Giovanna de Oliveira Libório Dourado|giovannaliborio@hotmail.com|professora de Graduação|doutorado|professora de Graduação|universidade Federal do Piauí ; Lidya Tolstenko Nogueira|lidyatn@gmail.com|professora de Pós-graduação|pós-doutorado|professora de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí

Resumo:
OBJETIVOS: Avaliar habilidades na avaliação de risco para lesão por pressão por meio de simulação clínica avançada com estudantes de enfermagem. MÉTODO: Estudo quase experimental, com autoavaliação dos estudantes de enfermagem em três momentos da estratégia: antes da aula, depois do cenário de simulação e após o _debriefing_. Foi desenvolvido em laboratórios de simulação clínica avançada de duas universidades brasileiras, localizadas nas regiões Nordeste e Sul. A amostragem foi por conveniência e ficou composta por 155 estudantes. A pesquisa foi autorizada pelas instituições e foi aprovada por Comitê de Ética. RESULTADOS: A média de idade dos participantes foi de 26,2 (±6,6) anos. A maioria era do sexo feminino 135 (87,1%) e estava cursando estágio curricular 105 (67,7%). Apenas 95 (61,3%) participaram de atividades sobre avaliação do risco para lesão por pressão. Entre a primeira e a última avaliações, foram verificados aumentos estatisticamente significativos no nível de habilidades quanto a: desempenho na elaboração de uma política de avaliação de risco para lesão por pressão (p<0,001), realização correta da avaliação da pele (p=0,008), identificação de fatores de riscos individuais, correlações terapêuticas e clínicas do paciente que concorrem com risco para lesão por pressão (p=0,026), aplicação de escala de avaliação de risco (p=0,006), desempenho na sistematização da assistência de enfermagem integrando plano para prevenção da lesão (p=0,024) e desempenho tanto na comunicação verbal quanto nos registros e documentação sobre avaliação de risco dentro da equipe multidisciplinar (p=0,017). CONCLUSÃO: A simulação avançada reproduziu ambiente clínico projetado para demonstrar procedimentos de tomada de decisão e pensamento crítico, com aumento significativo das habilidades para avaliação de risco para lesão por pressão em estudantes de enfermagem. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Investimentos em laboratórios de simulação clínica podem beneficiar o aprendizado de estudantes de graduação à medida que demonstra eficácia no desenvolvimento de habilidades do enfermeiro.


Referências:
Lestander Ö, Lehto N, Engström Å. Nursing Students´ Perceptions of Learning After High Fidelity Simulation: Effects of a Three-Step Post-Simulation Reflection Model. Nurse Educ Today 2016:40:219-24. Medley CF, Horne C. Using simulation technology for undergraduate nursing education. Journal of Nursing Education 2005:44(1):31-4. Miyazaki MY, Caliri MH, Santos CB. Knowledge on pressure ulcer prevention among nursing professionals. Rev Latino-Am Enferm 2010:18(6):1203-11.