5924651 | INTERVENÇÃO EDUCATIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO CAPS-AD: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Emanuella Moraes de Sousa|emanuella172008@hotmail.com|enfermagem|concluindo Especialização Em Enfermagem Em Pediatria E Neonatologia|enfermeira No Centro de Atenção Psicossocial de Álcool E Drogas - Caps Ad|centro Universitário Unifametro ; Bruno Simplício Xavier|brunosimplicio89@hotmail.com|nutricionista|especialização Em Infectologia Na Modalidade Residencia|nutricionista No Centro de Atenção Psicossocial de Álcool E Drogas - Caps Ad|universidade Estadual do Ceara - Uece ; Fernanda de Moura Soares|fernandasoaresufpi@gmail.com|enfermagem|mestre Em Saúde do Adulto E da Criança|enfermeira No Centro de Atenção Psicossocial de Álcool E Drogas - Caps Ad|universidade Federal do Maranhão - Ufma ; Paloma Gabrielly Amorim Monteiro|pmonteeiro@hotmail.com|enfermagem|enfermeira|residente de Enfermagem Obstétrica|universidade Federal do Ceara - Ufc ; Emanuella Moraes de Sousa|emanuella172008@hotmail.com|enfermagem|concluindo Especialização Em Enfermagem Em Pediatria E Neonatologia|enfermeira No Centro de Atenção Psicossocial de Álcool E Drogas - Caps Ad|centro Universitário Unifametro |
Resumo: INTERVENÇÃO EDUCATIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO CAPS-AD: RELATO DE
EXPERIÊNCIA
**Objetivo: **Descrever a vivência dos profissionais de saúde como facilitadores de um grupo de educação em saúde. **Metodologia: **Trata-se de um relato de experiência com abordagem descritiva realizado no centro de atenção psicossocial de álcool e drogas no Município de Fortaleza-CE, no mês de Janeiro a Abril de 2019. Tendo como participação 10 usuários cadastrado no grupo, 3 acompanhantes/familiares e 5 acadêmicos de enfermagem. **Resultados: **Foram realizados 17 encontros em 1 dia na semana de acordo com o cronograma do serviço e com intervalo de tempo estipulado pelos facilitadores. Diante disso, foram programadas atividades relacionadas à promoção e prevenção da saúde, no qual, os usuários decidiam o que deveria ser explanados nos encontros. Dentre as principais atividades programadas pelos profissionais e acadêmicos de enfermagem são: rodas de conversa sobre a campanha do “Janeiro Branco” de saúde mental e “Janeiro Roxo” de combate a Hanseníase; dinâmica sobre perguntas e respostas de morbidades crônicas, medicações utilizadas no serviço e planejamento reprodutivo; palestra sobre os casos de incidência da Meningite evidenciando o processo de transmissão e prevenção da doença e a visualização do documentário sobre “10 anos da Lei Maria da Penha”. Os mesmos mostravam-se participativos e apresentava questionamentos pelas temáticas. Contudo, um questionamento pertinente foi sobre ISTs, em que, o usuário perguntou “Se a Candidíase era uma doença sexualmente transmissível?” tornando evidente a importância das orientações com estratégias das tecnologias em saúde contribuindo para o acompanhamento do cliente na atenção primária e psicossocial. **Conclusão: **A intervenção educativa contribuiu para a troca de saberes e experiência entre os usuários/clientes. Assim, os profissionais/acadêmicos de enfermagem no CAPS-AD tem papel inevitável para a elaboração do plano terapêutico no grupo diante das estratégias educativas e adesão desta população aos serviços de saúde.
Referências: Santana CS, Pereira MC, Silva DF, Ribeiro LB, Silva RM, Kimura CA. Percepção dos profissionais de enfermagem acerca da assistência prestada ao dependente químico nos centros de atenção psicossocial em álcool e outras drogas (CAPS AD). Rev. Cient. Sena Aires.2018 Out-Dez; 7(3): 248-54.
Zotesso M. C., Marques L. O., & Paiva S. M. A. (2019). Centro de Atenção Psicossocial de álcool e outras drogas: práticas desenvolvidas pelos profissionais de saúde. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 8(1), 8-16. doi: 10.17267/2317-3394rpds.v8i1.2220.
Barbosa, DJ; Neves, MA; Tosoli, AMG. Ensino e prática do técnico em enfermagem em Saúde Mental no Brasil. Revista Pró-UniverSUS. 2018 Jul./Dez.; 09 (2): 66-72.
Barbosa, DJ; Neves, MA; Tosoli, AMG. Ensino e prática do técnico em enfermagem em Saúde Mental no Brasil. Revista Pró-UniverSUS. 2018 Jul./Dez.; 09 (2): 66-72. |