5895413 | VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE BELÉM-PA | Autores: Alessandra Carla Santos de Vasconcelos Chaves|alebb23@yahoo.com.br|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem Pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp|docente Assistente I da Universidade Federal do Sul E Sudeste do Pará - Unifesspa|universidade Federal ; Adria Vanessa da Silva|enfadriavanessa@gmail.com|enfermeira|mestranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Pará - Ufpa.|membro do Grupo de Pesquisa Epotena/ufpa.|universidade Federal do Pará. ; Carla Gabrielle da Costa Gonçalves|carlagcgoncalvez@gmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Pará.|pós-graduanda Em Saúde Mental Pela Universidade Estadual do Pará - Uepa.|universidade Federal do Pará. ; Vera Lúcia de Azevedo Lima|veraluci@ufpa.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem Pelo Programa de Pós Graduação Em Enfermagem/ Universidade Federal de Santa Catarina (2009).|docente do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem/ufpa E do Programa de Pós-graduaçã ; Valquiria Rodrigues Gomes|valquiria.rgomes@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Políticas de Saúde No Cuidado de Enfermagem Amazônico Pelo Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (2011-2013).|docente de Pós Graduação Em Nível |
Resumo: A violência contra a mulher constitui-se um processo histórico de reprodução
efetivado através da transmissão de valores, crenças e educação familiar,
portanto, é um fenômeno multifacetado e complexo que demanda ação dos mais
diversos profissionais e áreas do conhecimento. **Objetivo:** Conhecer as
percepções dos estudantes de Enfermagem sobre a temática da violência contra a
mulher. **Metodologia:** É um estudo descritivo com abordagem quantitativa e
qualitativa realizado entre janeiro e fevereiro de 2017 com 40 discentes
concluintes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. A coleta
foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados
utilizou-se a estatística descritiva e a análise de conteúdo de Bardin.
**Resultados:** Observou-se que 72,5 % dos estudantes eram do sexo feminino,
com idades entre 21 a 24 anos (62,5%). Constatou-se que, 95% associam o uso
do álcool como o principal causador da violência, e apontam a agressão física
e sexual como os principais tipos de violência cometida contra as mulheres. Na
análise de conteúdo foram determinadas como categorias: Despreparo na
identificação e cuidado pela falta de vivência da temática durante a
graduação; Buscas de conhecimento por meio de alternativas paralelas;
Habilidade por conta do conhecimento; Qualificação para o enfrentamento e
melhoria da assistência às vítimas de violência contra a mulher.
**Considerações finais:** Os discentes demonstram compreender de forma
superficial o caráter histórico da violência, e não a relacionam com a
desigualdade de gênero, evidenciando uma formação teórica e prática ainda
frágeis. **Contribuições para a Enfermagem: **É fundamental que os futuros
enfermeiros sejam capazes de perceber a complexidade do fenômeno, reconhecendo
seu caráter mutável, tornando-se capazes de enfrentar e atuar na melhoria da
assistência às mulheres vítima de violência.
Referências: Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2016.
Barreto TM et al. A violência contra a mulher sob a percepção de acadêmicos de enfermagem. Revista eletrônica Estácio saúde. 2015; 4 (2).
Elias CMV. Saberes e praticas dos graduandos de enfermagem acerca da violência contra mulher. J Manag Prim Health Care [periódico na internet] 2014 [acesso em 2016 nov 13]; 5(2): [aproximadamente 3 p.]. Disponível em: www.jmphc.com.br/jmphc/article/download/212/215/
Lima VLA. Violência contra mulheres paroaras: contribuições para Enfermagem [Tese de doutorado]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2009.
Scott J. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Educação e realidade. [periódico na internet]. 1995 jul-dez. [acesso em 2016 abril 02]. 20 (2). [aproximadamente 35 p.]. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/185058/mod_resource/content/2/G%C3%AAnero-Joan%20Scott.pdf
Universidade Federal do Pará. Faculdade de Enfermagem_ Organização Curricular. [Acesso 2016 Maio 02]. Disponível em: http://www.enfermagem.ufpa.br/arquivos/FE_organizacaocurricular.pdf
Winters JRF, Do Prado ML, Heidemann ITSB. A formação em enfermagem orientada aos princípios do Sistema Único de Saúde: percepção dos formandos. Esc Anna Nery. [periódico na internet]. 2016 Mar. [acesso em 2016 Agos 28]; 20(2). [aproximadamente 5 p.]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v20n2/1414-8145-ean-20-02-0248.pdf |