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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5870612


5870612

NARRATIVA NA PERSPECTIVA DA ESPIRAL CONSTRUTIVISTA (EC) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores:
Kamilla Rodrigues Leite|kamilla_rodriguess@hotmail.com|enfermeiro|pós Graduação|mestranda Em Enfermagem|universidade Federal de Mato Grosso ; Amanda Gabriela da Costa Fonseca|enfgabi84@gmail.com|enfermeiro|pós Graduação|mestranda Em Enfermagem|universidade Federal de Mato Grosso ; Antônio César Ribeiro|anceri1964@gmail.com|enfermeiro|doutorado|docente|universidade Federal de Mato Grosso ; Nayara Ferreira|nayferreira_go@hotmail.com|enfermeiro|pós Graduação|mestre Em Ciências Ambientais|universidade Estadual de Mato Grosso ; Thalison Fernandes Pinheiro|thalisonfp@gmail.com|enfermeiro|pós Graduação|mestrando Em Enfermagem|universidade Federal de Mato Grosso

Resumo:
**Introdução:** As metodologias ativas (MA) fazem parte do cenário do processo de ensino-aprendizagem, possuindo poder de ressignificação do modo de aprender a aprender, buscando a consolidação da aprendizagem significativa. A espiral construtivista (EC) é uma MA, sua aplicabilidade proporciona o discente ser o sujeito na construção do seu conhecimento e o professor ser o facilitador diante de situações problemas. A EC se relaciona aos movimentos da espiral, tendo como caminho a: identificação de problemas, formulação de explicações e elaboração de questões de aprendizagem 1. **Objetivo:** Descrever a aplicabilidade da espiral construtivista no processo de ensino-aprendizagem. **Metodologia:  **Trata-se de um relato de experiência, construído por meio de uma narrativa utilizando a estrutura de portfólio a partir da disciplina de Metodologias do Ensino Superior da pós-graduação stricto sensu em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. **Resultados: **A atividade proposta sobre a EC, proporcionou um novo olhar para o foco de formulação de problema a partir da exploração de um disparador, sendo possível a inserção dos pós-graduandos no eixo central de ensino, trazendo-lhe poder decisório, autonomia e trabalho em equipe. A narrativa evidenciou o poder de construção do pensamento crítico através da experiência vivenciada em sala de aula, conhecimento prévio e busca de fundamentação cientifica. **Considerações finais: **Com a experiência vivenciada é possível afirmar que a EC requer planejamento didático, garantindo o papel do docente como facilitador, estimulando os discentes para a construção do pensamento crítico e o resgate de seu conhecimento prévio. **Contribuições:  **As MA, entre elas a EC são possibilidades inovadoras para o ensino em enfermagem, a busca por sua inserção nas grades curriculares é fundamental, de modo a aproximar os discentes da realidade, perpassando os ambientes isolados e o mundo imaginário.


Referências:
LIMA V. V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem.Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 2017; 21 (61): 421-434.