Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5820923


5820923

RODA DE CONVERSA: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA VALIDAÇÃO DE MATRIZ TEÓRICA SOBRE GESTÃO DO CUIDADO DOMICILIAR

Autores:
Edna Aparecida Barbosa de Castro|ednabdecastro@hotmail.com|enfermeiro|doutorado|docente|universidade Federal de Juiz de Fora ; Roberta Teixeira Prado|enfbeta@yahoo.com.br|enfermeiro|pós-doutora|docente|faculdade de Ciências Médicas E da Saúde de Juiz de Fora (suprema). ; Thiago de Medeiros Souza|thiagomedrj@gmail.com|enfermeiro|mestrando|enfermeiro Oncologista do Hospital Universitário da Ufjf/ebserh. Mestrando do Programa de Pós-graduação Stricto Senso da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora|un ; Paula Valente Werneck|paula.werneck@hotmail.com|enfermeiro|graduanda|estudante de Graduação|universidade Federal de Juiz de Fora ; Rosângela Aparecida Elerati Silva|rosangelaelerati@yahoo.com.br|enfermeiro|especialista/mestranda|gerente do Departamento de Desenvolvimento da Atenção Primária A Saúde do Município de Juiz de Fora (mg)|secretaria de Saúde/prefeitura de Juiz de Fora

Resumo:
RODA DE CONVERSA: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA VALIDAÇÃO DE MATRIZ TEÓRICA SOBRE GESTÃO DO CUIDADO DOMICILIAR Objetivo: Explanar o processo de validação da matriz teórica do fenômeno estudado pela pesquisa “Compreendendo a Gestão do Cuidado Domiciliar pela família diante do processo de morrer e morte”, desenvolvida em estágio pós- doutoral1 com o referencial metodológico da Teoria Fundamentada em Dados2. A pesquisa teve como objeto a gestão do cuidado domiciliar pelo cuidador de um familiar em Cuidado Paliativo, sendo realizada com 42 participantes, divididos em três grupos amostrais compostos por profissionais de enfermagem e cuidadores familiares. Método: a matriz teórica foi validada em dezembro de 2018 em duas etapas. Na primeira, comparou-se o esquema teórico construído com os dados brutos da pesquisa, refinando-se a categoria central e a relação desta com as outras. Em seguida, a matriz foi avaliada e validada por profissionais das equipes de atenção domiciliar e por cuidadores familiares participantes da pesquisa e outros convidados, que aceitaram espontaneamente contribuir. Todos foram reunidos em ambiente privado e adotou-se a estratégia de “roda de conversa”3 guiada por um roteiro semiestruturado, permitindo-os interagirem e exercitarem o diálogo. Distribuiu-se ao grupo material impresso com as assertivas e pressupostos obtidos na análise das entrevistas e visitas domiciliares. Resultados: A leitura gerou discussão e debate em torno das respostas ao instrumento de validação, a qual foi gravada e transcrita, codificando-se novos dados. A interação entre os cuidadores de usuários do Serviço de Atenção Domiciliar em cuidados paliativos, profissionais e pesquisadores, promoveu compartilhamento de experiências de cuidado domiciliar. Conclusão: O processo de validação adotado agregou avanços no conhecimento sobre o fenômeno estudado. Contribuições para a enfermagem: O processo de validação teórica na modalidade de Roda de Conversa possibilita devolutiva à sociedade sobre os achados da pesquisa, promovendo aproximação entre pesquisadores e enfermeiros dos serviços de saúde. **Descritores**: Enfermagem; Assistência Domiciliar; Cuidado Paliativo.  **Eixo**: Pesquisar para a prática e para a consolidação da ciência de enfermagem. **Referências:** 1. Prado, R. T. Compreendendo a Gestão do Cuidado Domiciliar pela família diante do processo de morrer e morte. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora; 2019. (Relatório de estágio pós-doutoral). 2. Strauss, A., & Corbin, J. Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. Los Angeles (CA): SAGE; 2015. 3. Dias, E. S. M., Rodrigues, I. L. A., Miranda, H. R., & Corrêa, J. A. (2018). Roda de conversa como estratégia de educação em saúde para a enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado é fundamental online, 10(2), 379-384.


Referências:
1. Prado, R. T. Compreendendo a Gestão do Cuidado Domiciliar pela família diante do processo de morrer e morte. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora; 2019. (Relatório de estágio pós-doutoral). 2. Strauss, A., & Corbin, J. Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. Los Angeles (CA): SAGE; 2015. 3. Dias, E. S. M., Rodrigues, I. L. A., Miranda, H. R., & Corrêa, J. A. (2018). Roda de conversa como estratégia de educação em saúde para a enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado é fundamental online, 10(2), 379-384.