5820923 | RODA DE CONVERSA: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA VALIDAÇÃO DE MATRIZ TEÓRICA SOBRE GESTÃO DO CUIDADO DOMICILIAR | Autores: Edna Aparecida Barbosa de Castro|ednabdecastro@hotmail.com|enfermeiro|doutorado|docente|universidade Federal de Juiz de Fora ; Roberta Teixeira Prado|enfbeta@yahoo.com.br|enfermeiro|pós-doutora|docente|faculdade de Ciências Médicas E da Saúde de Juiz de Fora (suprema). ; Thiago de Medeiros Souza|thiagomedrj@gmail.com|enfermeiro|mestrando|enfermeiro Oncologista do Hospital Universitário da Ufjf/ebserh. Mestrando do Programa de Pós-graduação Stricto Senso da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora|un ; Paula Valente Werneck|paula.werneck@hotmail.com|enfermeiro|graduanda|estudante de Graduação|universidade Federal de Juiz de Fora ; Rosângela Aparecida Elerati Silva|rosangelaelerati@yahoo.com.br|enfermeiro|especialista/mestranda|gerente do Departamento de Desenvolvimento da Atenção Primária A Saúde do Município de Juiz de Fora (mg)|secretaria de Saúde/prefeitura de Juiz de Fora |
Resumo: RODA DE CONVERSA: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA VALIDAÇÃO DE MATRIZ TEÓRICA
SOBRE GESTÃO DO CUIDADO DOMICILIAR
Objetivo: Explanar o processo de validação da matriz teórica do fenômeno
estudado pela pesquisa “Compreendendo a Gestão do Cuidado Domiciliar pela
família diante do processo de morrer e morte”, desenvolvida em estágio pós-
doutoral1 com o referencial metodológico da Teoria Fundamentada em Dados2. A
pesquisa teve como objeto a gestão do cuidado domiciliar pelo cuidador de um
familiar em Cuidado Paliativo, sendo realizada com 42 participantes, divididos
em três grupos amostrais compostos por profissionais de enfermagem e
cuidadores familiares. Método: a matriz teórica foi validada em dezembro de
2018 em duas etapas. Na primeira, comparou-se o esquema teórico construído com
os dados brutos da pesquisa, refinando-se a categoria central e a relação
desta com as outras. Em seguida, a matriz foi avaliada e validada por
profissionais das equipes de atenção domiciliar e por cuidadores familiares
participantes da pesquisa e outros convidados, que aceitaram espontaneamente
contribuir. Todos foram reunidos em ambiente privado e adotou-se a estratégia
de “roda de conversa”3 guiada por um roteiro semiestruturado, permitindo-os
interagirem e exercitarem o diálogo. Distribuiu-se ao grupo material impresso
com as assertivas e pressupostos obtidos na análise das entrevistas e visitas
domiciliares. Resultados: A leitura gerou discussão e debate em torno das
respostas ao instrumento de validação, a qual foi gravada e transcrita,
codificando-se novos dados. A interação entre os cuidadores de usuários do
Serviço de Atenção Domiciliar em cuidados paliativos, profissionais e
pesquisadores, promoveu compartilhamento de experiências de cuidado
domiciliar. Conclusão: O processo de validação adotado agregou avanços no
conhecimento sobre o fenômeno estudado. Contribuições para a enfermagem: O
processo de validação teórica na modalidade de Roda de Conversa possibilita
devolutiva à sociedade sobre os achados da pesquisa, promovendo aproximação
entre pesquisadores e enfermeiros dos serviços de saúde.
**Descritores**: Enfermagem; Assistência Domiciliar; Cuidado Paliativo.
**Eixo**: Pesquisar para a prática e para a consolidação da ciência de enfermagem.
**Referências:**
1. Prado, R. T. Compreendendo a Gestão do Cuidado Domiciliar pela família
diante do processo de morrer e morte. Universidade Federal de Juiz de Fora
(UFJF). Juiz de Fora; 2019. (Relatório de estágio pós-doutoral).
2. Strauss, A., & Corbin, J. Basics of Qualitative Research: Techniques and
Procedures for Developing Grounded Theory. Los Angeles (CA): SAGE; 2015.
3. Dias, E. S. M., Rodrigues, I. L. A., Miranda, H. R., & Corrêa, J. A.
(2018). Roda de conversa como estratégia de educação em saúde para a
enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado é fundamental online, 10(2), 379-384.
Referências: 1. Prado, R. T. Compreendendo a Gestão do Cuidado Domiciliar pela família diante do processo de morrer e morte. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora; 2019. (Relatório de estágio pós-doutoral).
2. Strauss, A., & Corbin, J. Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. Los Angeles (CA): SAGE; 2015.
3. Dias, E. S. M., Rodrigues, I. L. A., Miranda, H. R., & Corrêa, J. A. (2018). Roda de conversa como estratégia de educação em saúde para a enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado é fundamental online, 10(2), 379-384. |