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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5816350


5816350

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO À CRIANÇA HOSPITALIZADA: ABORDAGEM NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL

Autores:
Israel Augusto Jose de Faria Batista|aug.israel.batista@gmail.com|enfermeiro|graduando Em Enfermagem Pela Escola Superior de Ciências da Saúde|estudante de Graduação Em Enfermagem|escola Superior de Ciências da Saúde ; Luana Nunes Lima|luananlima@gmail.com|enfermeiro|graduanda Em Enfermagem Pela Escola Superior de Ciências da Saúde|estudante de Graduação Em Enfermagem|escola Superior de Ciências da Saúde ; Manuela Costa Melo|melomanuela91@gmail.com|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|enfermeira Docente Na Escola Superior de Ciências da Saúde|escola Superior de Ciências da Saúde ; Luz Marina Alfonso Dutra||enfermeiro|mestre Em Ciências da Saúde|enfermeira|universidade de Brasília

Resumo:
**                 ****ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO À CRIANÇA HOSPITALIZADA: ABORDAGEM NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL** **Objetivo: **Identificar o cuidado de enfermagem prestado à criança hospitalizada.** Método: **Estudo de campo, transversal e de abordagem qualitativa1. A coleta de dados foi feita em fevereiro e março de 2019, a partir da disponibilização de uma câmera instantânea para o registro fotográfico da representação do cuidado da enfermeira aplicado à criança, com cinco enfermeiras de uma unidade pediátrica de hospital-ensino do Distrito Federal. Seguiu-se à entrevista semiestruturada, e transcrição integral das falas2. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin3, e o referencial teórico foi a representação social4.    **Resultado:** emergiram quatro categorias temáticas: significados do cuidar, que tratam da dedicação, integralidade, responsabilidade e aproximação; influências no ser enfermeira, exemplificadas por maternidade, religião e reflexão; formas do cuidado prestado à criança, enquanto higiene, promoção de conforto, ludicidade, segurança, observação e atenção, atividade, registro, cuidador e educação; e vivência do cuidado à criança, concernente à satisfação, conexão, cooperação, aptidão, percepção, sensibilidade, dificuldades, dicotomia, sobrecarga e ponderação.** Conclusão**: considera-se iniciada a caracterização da prática do enfermeiro a partir das evidenciadas temáticas. Sua relevância vem da necessidade de investimentos em pesquisas para instrumentalizar o cuidado e ampliar o corpo de conhecimento teórico fundamentado em evidências científicas. **Contribuições para a enfermagem: **Este estudo permitiu às enfermeiras participantes reflexão acerca da sua prática profissional. Aos demais, a realização fomenta reflexividade acerca do que significa ser enfermeiro, e promove a construção consciente de conhecimento ao passo que expande as possibilidades de aprendizagem e compreensão.


Referências:
1 - Oliveira, SL. Tratado de metodologia científica. 8ed. São Paulo: Pioneira; 2001. 2 - Tuzzo AS, Braga CF. O processo de triangulação da pesquisa qualitativa: o metafenômeno como gênese. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v. 4, n.5, p. 140-158, ago. 2016. 3 - Bardin, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. 4 - Medina Filho AL. Importância das imagens na metodologia de pesquisa em psicologia social. Psicologia & Sociedade, 25(2), 263-271, 2013.