5794783 | O MOVIMENTO ESTUDANTIL NA BUSCA DA EQUIDADE NA PESQUISA CIENTÍFICA | Autores: Bruno dos Santos Araújo|brunaosantostbt@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|estudante|faculdade Estácio do Amazonas ; Moacir Portela de Morais Junior|junior.mpm3@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|estudante|faculdade Estácio do Amazonas ; Handerson da Silva Pereira|handersonsilva13@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|estudante|faculdade Estácio do Amazonas ; Ellen Priscilla Nunes Gadelha|ellen.gadelhas@estacio.br|enfermeira|doutora|docente|faculdade Estácio do Amazonas |
Resumo: Introdução: Uma das principais estratégias para a formação dos estudantes
promovendo aquisição de habilidades, conhecimentos é a mobilidade acadêmica¹.
A equidade é utilizada como ferramenta a fim de conseguir atingir a justiça
integralizada necessária para a sociedade. Em âmbito acadêmico, os esforços
dos movimentos estudantis se chocam com empecilhos que influenciam no
desenvolvimento científico. Alguns fatores como a falta de estímulo por parte
da docência e como fator mais contundente, a ideia existente, de que é um
campo dificultoso, burocrático, torna a Pesquisa Científica restritiva para a
maioria dos acadêmicos. Objetivo: Relatar a importância do movimento
estudantil como ferramenta equitativa na produção da pesquisa científica.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência,
realizado no período de setembro de 2018 a abril de 2019, através do Centro
Acadêmico de Enfermagem da Faculdade Estácio do Amazonas. Resultados: Mediante
ao desprendimento dos alunos, o movimento estudantil trouxe melhorias para o
âmbito da pesquisa científica proporcionando atividades extracurriculares como
minicursos, oficinas, palestras e desenvolvimento interpessoal, tornando a
visão dos acadêmicos de enfermagem mais abundante. Sendo assim, todo esse
trabalho trás consequentemente a equidade, que é imprescindível para o
desenvolvimento acadêmico científico, pois além de ampliar o conhecimento,
contribui para que o aluno possa produzir projetos em diversas áreas.
Conclusões e Implicações para a Enfermagem: O movimento estudantil no
enfrentamento de tornar a Pesquisa Científica mais integra e equitativa, advém
por intermédio deste relato que, o corpo discente possa ter novos olhares para
esse campo de atuação do enfermeiro tão amplo e diversificado. Desta forma
espera-se que por meio das atividades prestadas pelo movimento estudantil,
possa aprofundar o contato com o conhecimento e aprimorar desenvolvimento
profissional e pessoal, principalmente no que se refere à possibilidade de
tornar a pesquisa mais equitativa.
Referências: 1. Reschke MJD, Bido MCF. Potencializando a experiência de internacionalização: reflexões sobre o Programa Ciência sem Fronteiras. Espaço Pedagóg [Internet]. 2017 [citado 2017 nov. 16];24(1):128-38. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/6997/4161. |