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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5794783


5794783

O MOVIMENTO ESTUDANTIL NA BUSCA DA EQUIDADE NA PESQUISA CIENTÍFICA

Autores:
Bruno dos Santos Araújo|brunaosantostbt@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|estudante|faculdade Estácio do Amazonas ; Moacir Portela de Morais Junior|junior.mpm3@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|estudante|faculdade Estácio do Amazonas ; Handerson da Silva Pereira|handersonsilva13@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|estudante|faculdade Estácio do Amazonas ; Ellen Priscilla Nunes Gadelha|ellen.gadelhas@estacio.br|enfermeira|doutora|docente|faculdade Estácio do Amazonas

Resumo:
Introdução: Uma das principais estratégias para a formação dos estudantes promovendo aquisição de habilidades, conhecimentos é a mobilidade acadêmica¹. A equidade é utilizada como ferramenta a fim de conseguir atingir a justiça integralizada necessária para a sociedade. Em âmbito acadêmico, os esforços dos movimentos estudantis se chocam com empecilhos que influenciam no desenvolvimento científico. Alguns fatores como a falta de estímulo por parte da docência e como fator mais contundente, a ideia existente, de que é um campo dificultoso, burocrático, torna a Pesquisa Científica restritiva para a maioria dos acadêmicos. Objetivo: Relatar a importância do movimento estudantil como ferramenta equitativa na produção da pesquisa científica. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no período de setembro de 2018 a abril de 2019, através do Centro Acadêmico de Enfermagem da Faculdade Estácio do Amazonas. Resultados: Mediante ao desprendimento dos alunos, o movimento estudantil trouxe melhorias para o âmbito da pesquisa científica proporcionando atividades extracurriculares como minicursos, oficinas, palestras e desenvolvimento interpessoal, tornando a visão dos acadêmicos de enfermagem mais abundante. Sendo assim, todo esse trabalho trás consequentemente a equidade, que é imprescindível para o desenvolvimento acadêmico científico, pois além de ampliar o conhecimento, contribui para que o aluno possa produzir projetos em diversas áreas. Conclusões e Implicações para a Enfermagem: O movimento estudantil no enfrentamento de tornar a Pesquisa Científica mais integra e equitativa, advém por intermédio deste relato que, o corpo discente possa ter novos olhares para esse campo de atuação do enfermeiro tão amplo e diversificado. Desta forma espera-se que por meio das atividades prestadas pelo movimento estudantil, possa aprofundar o contato com o conhecimento e aprimorar desenvolvimento profissional e pessoal, principalmente no que se refere à possibilidade de tornar a pesquisa mais equitativa.


Referências:
1. Reschke MJD, Bido MCF. Potencializando a experiência de internacionalização: reflexões sobre o Programa Ciência sem Fronteiras. Espaço Pedagóg [Internet]. 2017 [citado 2017 nov. 16];24(1):128-38. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/6997/4161.