5757603 | CAFÉ CINE LEITURA ESTRATÉGIAS DE UTILIZAÇÃO DA ARTE COMO METODOLOGIA ATIVA PARA IR ALÉM DA SALA DE AULA | Autores: Mônica de Almeida Karam|monicadeakaram@yahoo.com.br|enfermeira|mestre|professor Adjunto|universidade do Grande Rio ; Andrezza Serpa Franco|dezza.franco@gmail.com|enfermeira|mestre|professor Assistente|universidade Estadual do Rio de Janeiro-uerj / Universidade Veiga de Almeida ; Viviane de Lima Quintas dos Santos|vivianequintas@unigranrio.edu.br|enfermeira|mestre|professor Assistente|universidade do Grande Rio |
Resumo: **Introdução: **O aluno do século XXI necessita de estímulos que vão muito além das aulas tradicionais. A internet trouxe várias vantagens ao aprendizado e as metodologias ativas contribuem para uma mudança significativa nos modelos de aprendizagem. Com o objetivo de despertar o prazer pela leitura, capacidade de interpretação e análise de texto professores desenvolveram atividade de leitura de livro, cinema e visita a museus. **Objetivo:** Despertar a capacidade de leitura e interpretação em discentes do 6º e 7º períodos do Curso de Graduação em Enfermagem na disciplina de Adulto e Idoso III e IV através de evento nomeado Café Cine Leitura. Na Pós-Graduação visita a museu com residentes de Enfermagem da área Cardiovascular. **Metodologia: **Pesquisa qualitativa descritiva através de um relato de experiência no qual foi inserido na disciplina 2 dias durante o semestre para realizar a atividade de leitura de um livro acordado com a turma e um filme. E no Programa de Residência uma atividade de arte com visita a exposição em Museu. **Discussão dos Dados: **A discussão foi norteada pelo professor a partir de questões pontuais do livro/filme importantes para abordagem da temática. Os alunos explanaram a temática associando as suas experiências de vida tais como: dúvidas sobre a carreira, relações familiares e/ou amorosas, vida acadêmica, dificuldades financeiras, autoestima, dentre outros. Os residentes aliviaram a tensão das atividades práticas com visita a um cenário lúdico no museu despertando para outros saberes saindo da rotina diária do cuidado. **Conclusão: **A experiência foi satisfatória pois os alunos e residentes relataram a satisfação em realizar as atividades expondo suas questões pessoais, o despertar para a leitura e para a arte, o prazer de dialogar com os colegas de classe melhorando a comunicação entre eles a partir do conhecimento sobre suas angústias e aspirações nesta trajetória acadêmica.
Referências: BECKEMKAMP, D; MORAES, M. A utilização dos jogos e brincadeiras em aula: uma importante ferramenta para os docentes. Efdeportes.com.In: RevistaDigital, nº186(Nov). Acesso em dezembro de 2018.
COFEN.Artigo-Conceitos-Básicos-das-Diretrizes-Curriculares-Nacionais-Dcns-dos-cursosd-Graduação-da-Áreade-Saúde. > citado em 29 de junho de 2018
JENSEN, Jamie L.; KUMMER, Tyler A.; GODOY, Patricia D. d M. Improvements from a flipped classroom may simply be the fruits of active learning. CBE—Life Sciences Education, v. 14, n. 1, p. ar5, 2015. MAZUR, Eric. Peer instruction. Upper Saddle River,
PAIVA, M.R.F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa.SANARE, Sobral , v.15, n.02, p.145-153, 2016.
SANTANA, M. V. R. Q. Influência dos processos educacionais com uso de metodologias ativas na mudança de práticas nos processos de trabalho em saúde: uma revisão de 10 anos.2015.148 f. Tese (Mestrado em Saúde Coletiva) – Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa) São Paulo.
SOUZA, E F D et.al. Metodologias ativas na graduação em enfermagem: um enfoque na atenção ao idoso. Rev Bras Enferm; 71(supl.2): 920-924, 2018. |