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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5646294


5646294

IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA TEORIA DE INTERVENÇÃO PRÁXICA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIENCIA.

Autores:
Jamille Luciana Monteiro Nascimento|jamillelucianasz@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|não Apresenta|não Apresenta|universidade do Estado do Pará ; Ana Flávia Lima da Silva|aflima754@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|não Apresenta|não Apresenta|universidade do Estado do Pará ; Beatriz Stephany Conceição Braga|beatrizscbraga@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|não Apresenta|não Apresenta|universidade do Estado do Pará ; Larissa Maria Soares Ribeiro|mariasoaresribeiro@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|não Apresenta|não Apresenta|universidade do Estado do Pará ; Gisele de Brito Brasil|gibrasilis@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|docente|universidade do Estado do Pará

Resumo:
IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA TEORIA DE INTERVENÇÃO PRÁXICA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIENCIA. Ana Flávia Lima da Silva¹, Beatriz Stephany Conceição Braga¹, _Jamille Luciana Monteiro Nascimento¹_, Larissa Maria Soares Ribeiro¹, Gisele de Brito Brasil². **Objetivos:** Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem a cerca do aprendizado e da utilização da Teoria de Intervenção Práxica de Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC), na graduação. **Método:** Sistematização da TIPESC, mediante a espiral dialética. **Resultados: **Foi ministrada uma aula integrada pelos docentes sobre os fundamentos teóricos, objetivos e a metodologia da TIPESC, após a aula foi designado ao grupo utilizar os conhecimentos adquiridos sobre a teoria no estágio supervisionado em uma Estratégia Saúde da Família (ESF), composta por 750 indivíduos e 145 famílias cadastradas.  a captação ocorreu quando os acadêmicos observaram na ESF a quantidade de idosos cadastrados no programa HIPERDIA, 110 indivíduos, destes 75 usuários apresentavam Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).  Destarte, na etapa de interpretação foi visto a necessidade de realizar uma ação voltada para os usuários com HAS. O projeto de intervenção ocorreu mediante a busca de artigos sobre HAS. Quanto à intervenção, esta ocorreu mediante uma roda de conversa com os temas: a importância da continuidade do tratamento medicamentoso para HAS, da alimentação saudável, da prática de atividades físicas e dos métodos ergonômicos que facilitam a circulação sanguínea, ademais, foi realizada aferição de pressão arterial de glicemia capilar, na sala de espera da ESF. Na reinterpretação, ressaltou-se a necessidade de realizar educação em saúde tanto na ESF quanto nas visitas domiciliares, com o intuito de abranger maior quantitativo de usuários.  **Conclusão:** O ensino sobre a TIPESC no período da graduação, é de suma importância posto que favorece a ampliação do conhecimento acadêmico sobre a sistematização da assistência em enfermagem, além de fomentar a importância da análise coletiva crítica na resolutividade das necessidades apresentadas pela comunidade.   **Descritores: **Hipertensão; Enfermagem em Saúde Comunitária; Teoria de Enfermagem; **Área Temática: **Fundamentos Teórico-Filosóficos do Cuidar em Saúde e Enfermagem. ¹Acadêmicas de enfermagem da Universidade do Estado do Pará. E-mail: jamillelucianasz@gmail.com ²Mestre em enfermagem. Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA). E-mail: gibrasilis@hotmail.com


Referências:
Egry EY, Fonseca RMGS, Oliveira MAC, Bertolozzi MR. Nursing in Collective Health: reinterpretation of objective reality by the praxis action. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(Supl 1):710-5. [Issue Edition: Contributions and challenges of practices in collective health nursing] DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0677 Nichiata LYI, Padoveze MC, Ciosak SI, Gryschek ALFPL, Costa AA, Takahashi RF, Bertolozzi MR, Araújo NVDL, Pereira EG, Dias VFG, Cubas MR. Classificação internacional das práticas de enfermagem saúde coletiva – CIPESC: instrumento pedagógico de investigação epidemiológica. Rev. Esc. Enferm. v. 46, n. 3, p. 766-771, 2012.