5620671 | SIGNIFICADO DO CUIDADO ÀS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E FAMÍLIAS NO TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS: O OLHAR DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE | Autores: Vera Lucia Freitag|verafreitag@hotmail.com|aluna de Pós-graduação|mestre Em Ciências da Saúde|estudante|universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Maria da Graça Corso da Motta|mottinha@enf.ufrgs.br|professora|doutora Em Enfermagem|professora|universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Adriana Ferreira da Silva|enf.adriana@live.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|enfermeira|universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Bibiana Sales Antunes|bibianaantunes@hotmail.com|aluna de Pós-graduação|mestre Em Enfermagem|doutoranda Em Enfermagem|universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Daniela Dal Forno Kinalski|daniela.kinalski@gmail.com|aluna de Pós-graduação|mestre Em Enfermagem|estudante|universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Resumo: O cuidado corresponde a essência humana e envolve dialogicidade, afeto, inter-
relação e respeito a singularidade. O cuidado em saúde extrapola a visão
biologicista e higienista. **Objetivo:** compreender a percepção da equipe de
saúde sobre o cuidado às crianças, adolescentes e famílias no processo de
Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) Alogênico. **Método:**
Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). Teve como
participantes 14 profissionais da saúde que cuidam de crianças e adolescentes
durante o TCTH. O cenário foi a Unidade de Ambiente Protegido (UAP) –
Transplante de Medula Óssea de um hospital do sul do país. A coleta ocorreu
nos meses de setembro a dezembro de 2018, por meio de entrevistas semi-
estruturadas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da
UFRGS. A análise das informações foi concomitante às coletas e um dos eixos
que emergiram foi a Construção do Cuidado. **Resultados:** As unidades de
transplante de células-tronco hematopoéticas, de hematologia e oncologia são
cenários orientados à cura, com ênfase no prolongamento da vida até perto da
morte, no qual os pacientes e as famílias experienciam angústias e crises
existenciais. Neste estudo, os profissionais reconhecem que as bases do
cuidado estão relacionadas a olhar, a ouvir, a buscar entender o outro na sua
singularidade por meio da relação estabelecida entre o ser cuidador e ser
cuidado. **Contribuições para a prática: **: Oferecer conhecimentos para ser
implementado desde formação dos profissionais da saúde, a fim de reforçar os
princípios do cuidado em saúde às pessoas em processo de crescimento e
desenvolvimento. Ainda incentivar uma pratica de cuidado em saúde, que
ultrapassa as questões biológicas e terapêuticas. Neste sentido resgatando os
modelos de ensino e pratica que reconheçam a subjetividade de todos os
envolvidos no processo de cuidar.
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Disponível em: . Acesso em: 29 jan. 2019a.
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