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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5620671


5620671

SIGNIFICADO DO CUIDADO ÀS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E FAMÍLIAS NO TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS: O OLHAR DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores:
Vera Lucia Freitag|verafreitag@hotmail.com|aluna de Pós-graduação|mestre Em Ciências da Saúde|estudante|universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Maria da Graça Corso da Motta|mottinha@enf.ufrgs.br|professora|doutora Em Enfermagem|professora|universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Adriana Ferreira da Silva|enf.adriana@live.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|enfermeira|universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Bibiana Sales Antunes|bibianaantunes@hotmail.com|aluna de Pós-graduação|mestre Em Enfermagem|doutoranda Em Enfermagem|universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Daniela Dal Forno Kinalski|daniela.kinalski@gmail.com|aluna de Pós-graduação|mestre Em Enfermagem|estudante|universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
O cuidado corresponde a essência humana e envolve dialogicidade, afeto, inter- relação e respeito a singularidade. O cuidado em saúde extrapola a visão biologicista e higienista. **Objetivo:** compreender a percepção da equipe de saúde sobre o cuidado às crianças, adolescentes e famílias no processo de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) Alogênico. **Método:** Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA).  Teve como participantes 14 profissionais da saúde que cuidam de crianças e adolescentes durante o TCTH. O cenário foi a Unidade de Ambiente Protegido (UAP) – Transplante de Medula Óssea de um hospital do sul do país. A coleta ocorreu nos meses de setembro a dezembro de 2018, por meio de entrevistas semi- estruturadas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS. A análise das informações foi concomitante às coletas e um dos eixos que emergiram foi a Construção do Cuidado. **Resultados:** As unidades de transplante de células-tronco hematopoéticas, de hematologia e oncologia são cenários orientados à cura, com ênfase no prolongamento da vida até perto da morte, no qual os pacientes e as famílias experienciam angústias e crises existenciais.  Neste estudo, os profissionais reconhecem que as bases do cuidado estão relacionadas a olhar, a ouvir, a buscar entender o outro na sua singularidade por meio da relação estabelecida entre o ser cuidador e ser cuidado. **Contribuições para a prática: **: Oferecer conhecimentos para ser implementado desde formação dos profissionais da saúde, a fim de reforçar os princípios do cuidado em saúde às pessoas em processo de crescimento e desenvolvimento. Ainda incentivar uma pratica de cuidado em saúde, que ultrapassa as questões biológicas e terapêuticas. Neste sentido resgatando os modelos de ensino e pratica que reconheçam a subjetividade de todos os envolvidos no processo de cuidar.


Referências:
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