5597605 | O PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA COMO DISPOSITIVO DE APOIO AO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NO ÂMBITO DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA | Autores: Livia Mendes Mesquita|mmesquita.livia@gmail.com|enfermeira|mestranda do Curso de Mestrado Profissional Em Ensino Na Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Uff.|enfermeira|universidade Federal Fluminense ; Geilsa Soraia Cavalcanti Valente|geilsavalente@yahoo.com.br|enfermeira|phd Em Enfermagem|professora Associada do Departamento de Fundamentos de Enfermagem E Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense- Uf ; Raquel de Lima Soeiro|raquelsoeiro1@hotmail.com|enfermeira|mestranda do Curso de Mestrado Profissional Em Ensino Na Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Uff.|enfermeira|universidade Federal Fluminense |
Resumo: O Programa de Melhoria de Acesso e da Qualidade da Atenção Básica do
Ministério da Saúde tem como objetivo ampliar a oferta qualificada dos
serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e
institucionalizar a cultura da avaliação na AB. Destaca-se como eixo
estratégico do PMAQ, a Educação Permanente que propõe transformar as práticas
do saber e do fazer no trabalho, considerando o conhecimento prévio e as
experiências dos indivíduos (BRASIL, 2017). Este estudo tem como objetivo
propor o desenvolvimento de processos avaliativos fomentados pelo PMAQ para o
fortalecimento da prática da Educação Permanente em saúde (EPS). Estudo
descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação.
Como técnica de coleta de dados serão realizadas oficinas pautadas em
metodologias ativas como a metodologia da problematização com os profissionais
de saúde de uma unidade da Atenção Básica do Município de Niterói. O projeto
será avaliado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFF, respeitando-se as
Resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016. Verifica-se que há escassez de produções
científicas referentes ao tema. Acredita-se que o PMAQ pode contribuir através
de seus processos avaliativos para que a EPS seja incorporada de forma sólida
e contínua no dia a dia das equipes de saúde da família. Pretende-se criar um
canal de comunicação entre os profissionais de saúde através de uma plataforma
digital como estratégia de EPS e, que esta ferramenta possa favorecer a
interação, a discussão sobre suas práticas e processos de trabalho, a
elaboração de intervenções de forma coletiva, instrumentalizando as equipes de
saúde da família, tendo em vista à melhoria do acesso e da qualidade da
atenção básica.
Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica (DAB). Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ): Manual Instrutivo para as Equipes de Atenção Básica e NASF. Terceiro Ciclo (2015 – 2017). Brasília: MS; 2017.Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/Manual_Instrutivo_3_Ciclo_PMAQ.pdf Acesso em 14 de Maio.2018. |