5471369 | USO DE TECNOLOGIAS LEVES UTILIZADAS COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA UM GRUPO DE GESTANTES | Autores: Flavihanne Delfino de Sousa|flavihanne.sousa@hotmail.com|enfermagem|graduanda|acadêmica|centro Universitário Christus (unichristus) ; Adriane Melqui Alves de Sousa|melquieadri@gmail.com|enfermagem|graduanda|acadêmica|centro Universitário Christus (unichristus) ; Marina Silva Araújo|marinabarattaa@gmail.com|enfermagem|graduanda|acadêmica|centro Universitário Christus (unichristus) ; Fernanda Flania Soares Maia|fernandaflania@gmail.com|enfermagem|graduada|enfermeira|centro Universitário Christus (unichristus) ; Juliana de Pontes Nobre|julianapnobre@gmail.com|enfermagem|mestranda|enfermeira|centro Universitário Christus (unichristus) |
Resumo: **INTRODUÇÃO: **As tecnologias leves são ferramentas que permitem a produção de relações entre o profissional-usuário mediante a escuta, o interesse, a gestão como forma de orientar processos, a construção de vínculos, confiança e de gerenciamento utilizadas na busca da qualidade do cuidado prestado aos usuários. O acompanhamento pré-natal é uma excelente oportunidade para motivar as mulheres a amamentarem. A promoção da amamentação na gestação, comprovadamente, tem impacto positivo nas prevalências de aleitamento materno, em especial entre as primíparas. Desse modo, torna-se necessário a atuação dos profissionais de enfermagem para o incentivo e apoio ao aleitamento materno. **OBJETIVO: **Relatar estratégias desenvolvidas sobre os fatores associados ao aleitamento materno nas consultas de pré-natal. **MÉTODO:** Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde em Fortaleza-CE, foi realizado ações de educação em saúde para gestantes em sala de espera ocorrido no segundo semestre de 2018. **RESULTADOS: **Foi utilizado uma cartilha educativa sobre aleitamento materno e rodas de conversas. Com o uso das tecnologias leve pode-se constatar que as gestantes tinham dúvidas sobre a amamentação e a necessidade de alimentação complementar, quebrando _tabus_ sobre todo o processo do aleitamento materno e deste modo favorecendo o fortalecimento precoce do vínculo de mãe/bebê. **CONCLUSÃO:** A estratégia permitiu o contato direto das estudantes com as gestantes podendo alcançar o desenvolvimento das puérperas, conscientizando-as que o aleitamento materno é a única alimentação necessária até os seis meses de vida, tendo os profissionais de saúde responsabilidade pelo processo de adesão da mulher ao aleitamento materno garantindo o direito do neonato.
**Implicações de enfermagem:** O processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população, no avanço do conhecimento e na estruturação das políticas de saúde.
Referências: 1-Ministério da Saúde (BR). Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar. Departamento de Atenção Básica. 2.ed. Brasília; 2015.
2- Aires RMB, Guimarães LBE. Relato de experiência de um grupo de residentes em enfermagem obstétrica sobre práticas de organização do processo de trabalho. Rev enferm UFPE on line. 2017.
3- DE OLIVEIRA SILVA, Elisabeth Bastos et al. Benefícios do aleitamento materno no crescimento e desenvolvimento infantil: uma revisão sistemática. Hígia revista de ciências da saúde do oeste baiano, v. 1, n. 2, 2016.
4- MERHY, E. E., Feuerwerker LCM. Novo olhar sobre as tecnologias de saúde: uma necessidade contemporânea.2013. |