Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5465695


5465695

ENSINO E APRENDIZAGEM DA SAÚDE DA MULHER: REVISÃO DE ARTIGOS PUBLICADOS DE 2008 A 2018

Autores:
Juliana Medeiros Fernandes|jumedfer@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica do 6º Período de Enfermagem|bolsista de Iniciação Científica - Pibic/uerj Pelo Projeto "consulta de Enfermagem No Pré-natal E Pós-parto: Espaço de Cuidado Na Formação do Enfer ; Luiza Mara Correia|luimara.uerj@gmail.com|enfermeira Obstétrica|doutora Em Enfermagem|coordenadora de Iniciação Científica Pibic/uerj Pelo Projeto "cenário de Aprendizagem No Município do Rio de Janeiro: Espaço de Cuidado, Conhecimento E Cidadania Na Form

Resumo:
**Objetivo**: Investigar, na literatura, estudos que abordam o processo de ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro na área de conhecimento - Saúde da Mulher. **Método:** O estudo foi conduzido a partir das recomendações do protocolo PRISMA, tendo como foco a análise da produção científica acerca da avaliação do ensino desenvolvido. A busca foi realizada nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e BDTD mediante combinação dos descritores currículo OR ensino AND enfermagem OR enfermagem obstétrica AND ensino da saúde da mulher. A seleção da amostra obedeceu aos seguintes critérios: publicações de 2008 a 2018, nos idiomas português, inglês e espanhol, realizados no Brasil, disponíveis na íntegra, abrangendo temáticas, estratégias e/ ou experiências no ensino de saúde da mulher na graduação em enfermagem. **Resultados**: Foram excluídos da seleção os artigos referentes ao ensino em nível de pós-graduação e técnico em enfermagem, além de revisão de literatura, comentários e editoriais de periódicos. Foram encontrados 1.552 artigos, dos quais 879 foram excluídos por recorte temporal e 673 por critérios. Assim, três artigos foram selecionados para esta revisão. **Conclusão**: As estratégias pedagógicas foram redirecionadas para criação de práticas docentes que valorizem a atenção à mulher de forma holística, humanizada e desmedicalizada. O eixo norteador incorporou princípios a partir das proposições dos programas e políticas do SUS, articulando o ensino ao mundo do trabalho e da realidade social. **Contribuições para Enfermagem: **A revisão em questão suscita a necessidade de ampliar as pesquisas científicas nacionais sobre o cuidado de enfermagem na área obstétrica, com evidências que sustentem as ações assistenciais a partir da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) - Princípios e Diretrizes, elaboradas a partir da proposição do SUS, respeitando as características da nova política de saúde.


Referências:
MOURA, CFS; LOPES, GT; SANTOS, TCF. Humanização e desmedicalização da assistência à mulher: do ensino à prática. Rev. enferm. UERJ. abr.-jun. 2009; 17(2): 182-87. SANTOS, SD. A integralidade no ensino de enfermagem na saúde da mulher: concepções e práticas de docentes. 2011. 83 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. TALEFF, J; SALSTROM, J; NEWTON, ER. Pioneering a universal curriculum: a look at six disciplines involved in women´s health care. J Midwifery Womens Health. jul.-ago 2009; 54(4): 306-13.