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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5385190


5385190

DIFICULDADES DE PUÉRPERAS ADOLESCENTES ACERCA DA AMAMENTAÇÃO DO RECÉM-NASCIDO NO ALOJAMENTO CONJUNTO.

Autores:
Ana Cláudia Mateus Barreto|amateusbarreto@gmail.com|enfermagem|doutora Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ufrj).|professora|universidade Federal Fluminense - Campus Rio das Ostras ; Leila Leontina do Couto|leila_leontina@hotmail.com|enfermagem|doutora Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ufrj).|professora|universidade Federal Fluminense - Campus Rio das Ostras ; Luíza Pereira Maia de Oliveira|luizapmaia@yahoo.com.br|enfermagem|residente Em Enfermagem Obstétrica.|residente|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense. Niterói/rj ; Janaína Luíza dos Santos|janaina-luiza@hotmail.com|enfermagem|doutora Em Enfermagem Pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp/ Eerp.|professora|universidade Federal Fluminense - Campus Rio das Ostras ; Selma Villas Boas Teixeira|selma.villasboas@globo.com|enfermagem|doutora Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ufrj).|professora|professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pint

Resumo:
Introdução: À equipe de enfermagem compete a identificação das dificuldades encontradas pela puérpera adolescente, orientando sobre a maternidade. Objetivos: Descrever as dificuldades das puérperas adolescentes acerca da amamentação. Metodologia: Estudo descritivo, qualitativo, utilizou o método Narrativa de Vida. Participaram 20 puérperas adolescentes internadas no alojamento conjunto de um Hospital da Baixada Litorânea. Os relatos foram gravados a partir da seguinte questão norteadora: “Fale-me sobre as dificuldades no cuidado com o recém-nascido”. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense, sob o nº CAAE: nº 79895517.7.0000.5243. O processo analítico foi a análise temática. Resultados: Evidenciou-se algumas dificuldades e obstáculos impeditivos do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, tais como: ausência ou insuficiência de conhecimento sobre a importância do aleitamento materno; a valorização de fórmulas infantis; crenças que o leite é fraco, práticas culturais e retorno ao trabalho. Conclusão: O papel da maternidade ocorre mediante a construção do conhecimento e das dificuldades, de modo que a puérpera no decorrer do tempo alcance a maturidade ao exercer a maternidade de maneira plena e segura, tanto na prática dos cuidados, como emocionalmente. Para isso, torna-se fundamental a atuação do enfermeiro a partir de um cuidado baseado na individualidade de cada puérpera, através de e atividades educativas. Contribuições para a Enfermagem: O estudo permitirá que a equipe de enfermagem reflita acerca do cuidado prestado ao binômio mãe-filho, com a mãe adolescente, a fim de aperfeiçoar a assistência de enfermagem na prática do aleitamento materno baseado em evidências científicas.


Referências:
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica [recurso eletrônico]. Brasília, Brasil: Ministério da Saúde, 2017d.  Acesso em 05 Mar.2019. 2. ___________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Bases para a discussão da Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017. 68 p. 3. ___________.Ministério da Saúde. Resolução nº 466/12. Brasília, Brasil, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html 4. BERTAUX, D. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. São Paulo: Paulus, 2010. 5. NÓBREGA, L. L. R.; BEZERRA, F. P. F. Percepções das puérperas adolescentes frente à assistência de enfermagem no alojamento conjunto. Revista RENE, Fortaleza, v. 11, n. 2010, pp. 42-52, 2010.