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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5356841


5356841

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FATOR DE EMPODERAMENTO A UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA NA PREVENÇÃO DA DOENÇA DE CHAGAS: PELO OLHAR DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Ariane Salim do Nascimento|arianesn16@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|estudante|universidade do Estado do Pará ; Leilane Almeida de Morais|leilane-almeida@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|estudante|universidade do Estado do Pará ; Flávio Araújo Pereira|flavioenf4@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|estudante|universidade do Estado do Pará ; Alessandra Conceição Leal|alessandraleal562@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|estudante|universidade do Estado do Pará ; Ianka Carolline da Silva Saldanha|iankasaldanha2@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|estudante|universidade do Estado do Pará

Resumo:
**OBJETIVO:** Demonstrar a importância da educação em saúde por meio da aplicação de tecnologia (dinâmica) leve-dura em uma comunidade quilombola. **MÉTODO**: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, com foco no compartilhamento de informações e participação dos membros da comunidade durante o momento de intervenção. A ação foi realizada em abril de 2016, no período matutino de uma quarta feira, ocorreu em uma escola do município. Esta consistiu em trocas de conhecimentos sobre a prevenção da doença de chagas, por meio de uma dinâmica de “Mitos e Verdades”, visando estimar o conhecimento teórico sobre o tema referido e, posteriormente uma roda de conversa para dúvidas e comentários. **RESULTADOS**: Ao ocorrer a Dinâmica de “Mitos e verdades”, os participantes demonstraram-se interessados e participativos. Não houve um grande número de acertos, porém, mantiveram-se atentos e interativos sobre o tema abordado, por fim, na roda de conversa os mesmos expuseram suas dúvidas sobre a temática. Assim, apresentaram-se acessíveis a novos conhecimentos. **CONCLUSÃO**: A participação envolvente da comunidade na dinâmica executada, evidenciou a importância da criação e implementação de ideias/tecnologias simples e de baixo custo, que ampliam o conhecimento aplicado, favorecendo à prevenção, diagnóstico e tratamento da doença de chagas, garantindo maior qualidade de vida aos mesmos. Tal experiência possibilitou-nos como acadêmicos perceber a importância da utilização destas práticas como instrumento auxiliador no cuidado, de forma distinta ao curativismo puro. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: **Uma população ciente das possíveis doenças nas quais estão suscetíveis é um avanço a favor da prevenção e adesão ao tratamento, logo, a enfermagem vem por meio de tecnologias educacionais somar ao conhecimento destes, favorecendo assim o processo de saúde e minimizando os riscos a doença.


Referências:
Brasil. Fiocruz/ Bio-Manguinhos. Doença de chagas: sintomas, transmissão e prevenção. 2014. [acesso em 15 jun 2016]. Disponível em :https://www.bio.fiocruz.br/index.php/doenca-de-chagas-sintomas-transmissao-e-prevencao. Brasil. Ministério da Saúde. Doença de Chagas. 2017. [acesso 20 jun 2016]. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/doenca-de-chagas>