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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5351402


5351402

HIERARQUIA DE TEMAS DE ENSINO NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS

Autores:
Rennan Coelho Bastos|rennancbastos@gmail.com|graduando de Enfermagem|graduando|aluno de Iniciação Cientifica|universidade Federal do Pará ; Geyse Aline Rodrigues Dias|geysealine18@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|professora da Faculdade de Enfermagem|universidade Federal do Pará ; Jouhanna do Carmo Menegaz|jomenegaz@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora da Faculdade de Enfermagem|universidade Federal do Pará

Resumo:
**Objetivos: **Hierarquizar por grau de importância temas de ensino da área de enfermagem em saúde mental. **Método: **Recorte de macroprojeto de pesquisa que utiliza o E-Delphi em 4 rodadas, com participação de professores das sete áreas de conhecimento em enfermagem determinadas pelo CNPq. Os dados deste resumo são oriundos de questão do questionário da segunda rodada, com participação de onze professores. Solicitou-se que hierarquizassem, por grau de importância, 32 temas ou conteúdos de ensino. Apresenta-se a análise das médias dos cinco mais assinalados. **Resultados: **Em ordem, do mais importante para o menos, construção histórica da loucura, desinstitucionalização e reforma psiquiátrica brasileira (66,67%, n: 6), história da psiquiatria e saúde mental (55,56%, n: 5); Aspectos conceituais e sociais da atuação do enfermeiro na atenção á saúde e doença mental no contexto familiar e comunitário e Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) (33,33%, n: 3) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (22,22%, n: 2). **Conclusão: **Dentre os temas, nota-se alinhamento entre o processo de evolução e posição política da área e as políticas públicas, sinalizando a posição dos professores de que o ensino na área deve ser pautado em um novo modelo de atenção à saúde mental contrapondo o antigo modelo manicomial, articulado a garantia de acesso através do reconhecimento da organização dos serviços de saúde. **Contribuições para a enfermagem:** Conhecer a compreensão dos professores sobre os conteúdos percebidos como importantes pode contribuir tanto para com o desenvolvimento da prática docente, quanto para a avaliação das características de formação de futuros enfermeiros.


Referências:
1 – Martins GCS, Peres MAA, Santos TCF, Queirós PJP, Paiva CF, Almeida Filho AJ. Ensino de graduação em enfermagem em saúde mental como aliado à consolidação do movimento de Reforma Psiquiátrica. Esc Anna Nery. 2018;22(4):e20180164. 2 – Souza MCBM. O Ensino de Enfermagem Psiquiátrica/Saúde Mental: avanços, limites e desafios. Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. 2016;12(3):139-146. 3 – Vargas D, Maciel MED, Bittencourt MN, Lanete JS, Pereira CF. O ensino de enfermagem pisiquiátrica e saúde mental no Brasil: análise curricular da graduação. Texto Contexto Enferm. 2018;27(2):e2610016.