5317236 | VISÃO DO SER ENFERMEIRO POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: CONFRONTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA | Autores: Beatriz Assunção Ferreira|beatrizferreiraassuncao@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|membro do Grupo de Pesquisa E Ensino Em Saúde Coletiva- Grupesc do Centro Universitário Christus- Unichristus|centro Universitário Christus- Unichr ; Janaina Rodrigues da Silva|janainars92@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|membro do Grupo de Pesquisa E Ensino Em Saúde Coletiva- Grupesc do Centro Universitário Christus- Unichristus|centro Universitário Christus- Unichristus ; Viviane Braga da Silva|vivibraga125@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|membro do Grupo de Pesquisa E Ensino Em Saúde Coletiva- Grupesc do Centro Universitário Christus- Unichristus|centro Universitário Christus- Unichristus ; Alisson Salatiek Ferreira de Freitas|salatiek@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Ensino Na Saúde|docente E Membro do Grupo de Estudo E Pesquisa Em Saúde Coletiva- Grupesc No Centro Universitário Christus- Unichristus|centro Universitário Christus- Unichristus |
Resumo: Introdução: O ser enfermeiro está pautado no compromisso de desempenhar o
cuidado respeitando a singularidade que perpassa além da capacidade de
identificar alterações físicas e emocionais, realizando o cuidado com empatia
de modo integral e individual. Durante o processo da graduação os discentes
são indagados a construir um senso crítico e reflexivo embasados nos
conhecimentos prévios ao chegar ao campo do estágio, desta forma as ações e
medidas embasadas no conhecimento científico estimulam o desenvolvimento de
competências e habilidades técnicas para o cuidado em saúde. Objetivo: Relatar
como os discentes vivenciam a teoria e a prática durante os estágios,
favorecendo uma reflexão acerca das práticas profissionais. Método: Trata-se
de um relato de experiência resultando na vivência de acadêmicos de enfermagem
de uma Instituição de Ensino Privada (IES) durante os estágios curriculares no
ano de 2018, na cidade de Fortaleza-CE. Resultados: O início da realização da
prática em unidades de saúde, é repleto de ansiedade, alegria e expectativas
na busca de aplicar os aspectos teóricos no exercício de enfermagem.
Entretanto os desafios e frustrações vivenciados são momentos reais
contemplados por adaptações de procedimentos por falta de recursos materiais e
estruturais no sistema de saúde. Onde vale ressaltar que os conflitos gerados
na divergência do que é ser enfermeiro, apresentados no cotidiano,
acrescentaram saberes de forma consciente ao acadêmico sobre a prática
profissional de enfermagem. Conclusão: Durante as vivências no estágio o
acadêmico adquire maior afirmação das atribuições da profissão identificando
fragilidades nos valores, postura e conduta ética do ser enfermeiro, diante a
rotina nos serviços de saúde. Implicações de Enfermagem: Compreender as
diferenças que possam surgir da teoria a prática, para que não produza
frustrações futuras e sim consciência reflexiva sobre os desafios da rotina de
trabalho.
Referências: Tonhom Sílvia Franco da Rocha, Moraes Magali Aparecida Alves de, Pinheiro Osni Lázaro. Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores. Rev. Gaúcha Enferm. [Internet]. 2016 [cited 2019 May 15] ; 37( 4 ): e63782. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472016000400412&lng=en. Epub Feb 09, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.04.63782.
Rigobello Jorge Luiz, Bernardes Andrea, Moura André Almeida de, Zanetti Ariane Cristina Barboza, Spiri Wilza Carla, Gabriel Carmen Silvia. Estágio Curricular Supervisionado e o desenvolvimento das competências gerenciais: a visão de egressos, graduandos e docentes. Esc. Anna Nery [Internet]. 2018 [cited 2019 May 15] ; 22( 2 ): e20170298. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000200203&lng=en. Epub Apr 09, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0298.
Mattia Bianca Joana, Kleba Maria Elisabeth, Prado Marta Lenise do. Nursing training and professional practice: an integrative review of literature. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018 Aug [cited 2019 May 15] ; 71( 4 ): 2039-2049. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000402039&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0504. |