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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5317236


5317236

VISÃO DO SER ENFERMEIRO POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: CONFRONTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores:
Beatriz Assunção Ferreira|beatrizferreiraassuncao@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|membro do Grupo de Pesquisa E Ensino Em Saúde Coletiva- Grupesc do Centro Universitário Christus- Unichristus|centro Universitário Christus- Unichr ; Janaina Rodrigues da Silva|janainars92@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|membro do Grupo de Pesquisa E Ensino Em Saúde Coletiva- Grupesc do Centro Universitário Christus- Unichristus|centro Universitário Christus- Unichristus ; Viviane Braga da Silva|vivibraga125@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|membro do Grupo de Pesquisa E Ensino Em Saúde Coletiva- Grupesc do Centro Universitário Christus- Unichristus|centro Universitário Christus- Unichristus ; Alisson Salatiek Ferreira de Freitas|salatiek@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Ensino Na Saúde|docente E Membro do Grupo de Estudo E Pesquisa Em Saúde Coletiva- Grupesc No Centro Universitário Christus- Unichristus|centro Universitário Christus- Unichristus

Resumo:
Introdução: O ser enfermeiro está pautado no compromisso de desempenhar o cuidado respeitando a singularidade que perpassa além da capacidade de identificar alterações físicas e emocionais, realizando o cuidado com empatia de modo integral e individual. Durante o processo da graduação os discentes são indagados a construir um senso crítico e reflexivo embasados nos conhecimentos prévios ao chegar ao campo do estágio, desta forma as ações e medidas embasadas no conhecimento científico estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas para o cuidado em saúde. Objetivo: Relatar como os discentes vivenciam a teoria e a prática durante os estágios, favorecendo uma reflexão acerca das práticas profissionais. Método: Trata-se de um relato de experiência resultando na vivência de acadêmicos de enfermagem de uma Instituição de Ensino Privada (IES) durante os estágios curriculares no ano de 2018, na cidade de Fortaleza-CE. Resultados: O início da realização da prática em unidades de saúde, é repleto de ansiedade, alegria e expectativas na busca de aplicar os aspectos teóricos no exercício de enfermagem. Entretanto os desafios e  frustrações vivenciados são momentos reais contemplados por adaptações de procedimentos por falta de recursos materiais e estruturais no sistema de saúde. Onde vale ressaltar que os conflitos gerados na divergência do que é ser enfermeiro, apresentados no cotidiano, acrescentaram saberes de forma consciente ao acadêmico sobre a prática profissional de enfermagem. Conclusão: Durante as vivências no estágio o acadêmico adquire maior afirmação das atribuições da profissão identificando fragilidades nos valores, postura e conduta ética do ser enfermeiro, diante a rotina nos serviços de saúde. Implicações de Enfermagem: Compreender as diferenças que possam surgir da teoria a prática, para que não produza frustrações futuras e sim consciência reflexiva sobre os desafios da rotina de trabalho.


Referências:
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