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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5273549


5273549

CARACTERÍSTICAS DA VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA VIVENCIADA POR ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
André Lucas Maffissoni|andremaffissoni@hotmail.com|enfermeiro|graduado Em Enfermagem. Mestrando Em Enfermagem.|enfermeiro No Hospital Universitário da Ufsc. Mestrando No Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Ufsc.|universidade Federal de Santa Catari ; Marina da Silva Sanes|marinasanes@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem. Doutoranda Em Enfermagem.|doutoranda Em Enfermagem Pelo Programa de Pós-graduação da Ufsc.|universidade Federal de Santa Catarina - Ufsc. ; Saionara Nunes de Oliveira|saionaranunes@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem. Doutoranda Em Enfermagem.|doutoranda Em Enfermagem Pelo Programa de Pós-graduação da Ufsc.|universidade Federal de Santa Catarina - Ufsc. ; Monica Motta Lino|monicafloripa@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem.|docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.|universidade Federal de Santa Catarina - Ufsc. ; Jussara Gue Martini|jussarague@gmail.com|enfermeira|doutora Em Educação.|docente do Departamento de Enfermagem E Coordenadora do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.|universidade Federal de Santa Catarina - Uf

Resumo:
**Objetivo:** identificar as características da violência psicológica vivenciada por estudantes de graduação em enfermagem durante o processo ensino-aprendizagem. **Método:** estudo quantitativo, realizado em uma universidade pública do Sul do Brasil. Participaram da pesquisa 41 estudantes do último ano do curso de graduação em enfermagem. Os dados foram coletados mediante aplicação de questionário, no mês de abril de 2019, e tratados por meio de análise estatística descritiva simples. **Resultados e discussões: **dos (as) 41 participantes, 95,12% se autodeclararam mulheres cis gênero e 4,87% homens cis gênero, com maior frequência na faixa etária de 20 a 24 anos (68,20%). Com relação à violência psicológica, 85,36% dos participantes já vivenciou o fenômeno em algum momento do processo ensino-aprendizagem. As situações de violência foram denominadas pelos (as) estudantes como agressão verbal, assédio moral e _bullying_. Os dados demonstram que os (as) estudantes experenciaram situações envolvendo chacotas, insultos, xingamentos, deboches, chantagens, desprezo, pressão psicológica e ameaças. Além disso, relataram sofrer com o racismo, com a falta de paciência para ensinar e com o preconceito relacionado à faixa etária. As situações vivenciadas geraram sentimentos de humilhação, constrangimento, privação e terror. **Considerações Finais: **os (as) estudantes de enfermagem vivenciam situações de violência psicológica ao longo do processo formativo. A formação em enfermagem e a futura atuação profissional dos (as) estudantes podem ser prejudicadas se a violência for naturalizada no ambiente acadêmico, portanto, julga-se necessário a promoção de medidas de enfrentamento ao fenômeno e minimização dos resultados gerados por ele. **Implicações para a enfermagem:** este estudo indica a existência de violência psicológica no processo ensino-aprendizagem da graduação em enfermagem, evidenciando a necessidade de aprofundar a compreensão do contexto acadêmico-universitário e sua relação com o fenômeno da violência.


Referências:
Scardoelli MGC et al. Vivência dos acadêmicos de enfermagem diante das ocorrências de assédio moral. Ver enferm UFPE online 2017; 11(2): 551-8. Soler VM et al. Fenômeno bullying em instituição de ensino superior. CuidArte Enferm 2009; 3(1):11-18.