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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5163176


5163176

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

Autores:
Claudia Labriola de Medeiros Martins|claudialabriola@gmail.com|enfermeira|pós Graduada Em Enfermagem Nefrologia E Mestranda do Mestrado Profissional de Ensino Na Saúde|coordenadora da Comissão de Prevenção E Tratamento de Feridas do Huap|huap- Uff ; Gisella de Carvalho Queluci|gisellaqueluci@yahoo.com.br|enfermeira|pós Doutora Em Enfermagem|docente Adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa|uff

Resumo:
**Objetivos: **Desenvolver e avaliar um ambiente virtual de aprendizagem como tecnologia educativa sobre prevenção de lesão por pressão para enfermeiros e acadêmicos de enfermagem através de uma abordagem situacional de ensino. **Método:** Estudo metodológico, do tipo descritivo e abordagem qualitativa, com estratégica pedagógica de resolução de situações – problema, a ser realizado em um hospital do município de Niterói, através de formulários semiestruturados aplicados a especialistas em enfermagem dermatológica e acadêmicos de enfermagem de um projeto de extensão de prevenção e tratamento de feridas. A análise dos dados ocorrerá segundo conteúdo temático**. **O projeto foi encaminhado ao comitê de ética e pesquisa, respeitando as resoluções do Conselho Nacional de Saúde. **Resultados:** Estudo em fase de elaboração do ambiente virtual, sendo construídas até então a situação – problema, baseada no cenário prático-assistencial do enfermeiro segundo fontes da literatura (livros, artigos) e práxis da pesquisadora; perguntas problematizadoras, que objetivam provocar questionamentos e estimular o pensamento crítico-reflexivo, fomentando a descrição e discussão dos problemas levantados, sob a ótica da Enfermagem, que originaram um material didático. **Conclusão:** A educação a distância apresenta-se como método educacional eficaz de qualificação, principalmente para aqueles que por inúmeras razões, não podem se ausentar do contexto de vida e trabalho, sendo necessário então, a aplicação de metodologias construtivistas de ensino-aprendizagem, para assegurar o aperfeiçoamento das competências e habilidades, e da segurança nas práticas e condutas, nos diferentes aspectos e cenários assistenciais. C**ontribuições para enfermagem: **Os produtos elaborados contribuirão para a melhoria das práticas profissionais através da ampliação do conhecimento e cuidados assistenciais, nos variados níveis de formação, como subsídio de impactos positivos e significativos ao panorama assistencial, e garantia de acesso a conhecimentos básicos, específicos e necessários às causas, ocorrências e prevenção de lesão por pressão, de forma inovadora e adequada às condições de trabalho e disponibilidade.


Referências:
CARVALHO V. Sobre o projeto para aplicação de novas metodologias ao processo ensino-aprendizagem: a experiência de mudança curricular na graduação da EEAN/UFRJ. In: Carvalho V, organizadora. Sobre enfermagem: ensino e perfil profissional. Prefácio de Lygia Paim. 1ªed. Rio de Janeiro (RJ): EEAN/ UFRJ; 2006. FONSECA, S. M; NETO, J. A. Metodologias ativas aplicadas à educação a distância: revisão de literatura. Revista EDaPECI São Cristóvão (SE) v.17. n. 2, p. 185-197 mai./ago. 2017. MUNIZ, A. P. Situação-problema de cliente com ferida neoplásica: Contribuições para a prática e ensino de enfermagem. Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2017.