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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5139686


5139686

O ENSINO DE ENFERMAGEM NO ÂMBITO MILITAR: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Rafael Pires Silva|rafaelinluminado@hotmail.com|enfermeiro|mestre|enfermeiro|uff ; Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho|cicacamacho@gmail.com|enfermeiro|doutora|professora|uff

Resumo:
**Objetivo: **analisar as produções científicas relacionadas ao processo de ensinar em enfermagem no âmbito militar. **Método:** revisão integrativa da literatura realizada entre os dias 20 e 21 de novembro de 2018 a partir de levantamento bibliográfico eletrônico nas bases LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane e SciELO. Os tesauros foram Enfermagem Militar (Military Nursing); Ensino (Teaching); Militares (Military Personnel). Foi utilizado o operador booleano AND. Para análise e interpretação dos dados, optou-se pela categorização temática. Critérios de inclusão: todos tipos de estudos (experimentais, quase experimentais, observacionais e de revisão) que tratassem sobre o ensino de enfermagem no âmbito militar; em português, inglês e espanhol; publicados entre os anos de 2013 a 2018. Critérios de exclusão: artigos de reflexão; revisões sem metodologia clara e reproduzível; estudos contendo apenas registros de ensaios clínicos e/ou resumos de revisões integrativas; estudos com populações não humanas. **Resultados:** Selecionou-se quatro artigos e elaborou-se duas categorias: principais formas de ensino de enfermagem no âmbito militar, identificando que usa-se, prioritariamente, metodologias depositárias e tradicionais; e a outra categoria o uso de metodologia ativa no ensino de enfermagem militar, identificou-se poucos estudos que abordam a temática do ensino com uso de metodologia ativa no âmbito militar, sugerindo a necessidade de implementação dessas práticas para romper o paradigma do ensino depositário criticado por Paulo Freire.  **Conclusão:** Evidencia-se o uso prioritariamente de técnicas de ensino tradicionais no âmbito militar, mas destaca-se a importância do uso de metodologias ativas para garantir o processo de ensino aprendizagem efetivo. **Contribuições para a enfermagem**: A importância de abordar o tema em questão está na necessidade de mudança do ensino da formação de militares no âmbito da enfermagem com vistas a garantir um profissional formado com qualidade minimizando riscos e eventos adversos aos pacientes assistidos.


Referências:
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 56ª edição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.