5130259 | FORMAÇÃO EM SAÚDE E PRÁTICA PROFISSIONAL: TRANSFORMAÇÕES MEDIADAS PELA REFLEXIVIDADE | Autores: Angélica Mônica Andrade|angelicamonica.andrade@gmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé ; Kênia Lara Silva|kenialara17@gmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade Federal de Minas Gerais |
Resumo: **Objetivos:** Explorar os princípios da prática reflexiva como sustentação teórica para transformações na formação em saúde e na prática profissional. **Método: **Reflexão teórica que utiliza a Reflexividade como referencial teórico, extraída da tese “Aprendizagem reflexiva de enfermeiras na atenção domiciliar: caminhos para uma práxis criadora”. **Resultados: **A prática profissional reflexiva refere-se a uma atividade em que o indivíduo reflete na ação e sobre a ação visando aprimorar continuamente o seu desempenho por meio de experiências. Os pressupostos da Reflexividade centram-se em três ideias centrais: o “conhecimento-na-ação”, a “reflexão-na-ação” e a “reflexão sobre a reflexão-na-ação”. O conhecer-na-ação representa conhecimentos, valores e conceitos já aprendidos e que acompanham o profissional no seu cotidiano. A reflexão-na-ação possibilita o pensar criticamente sobre uma situação-surpresa e reorganizar as formas de conceber os problemas e as estratégias de ação. A reflexão sobre a reflexão-na-ação se revela quando a reflexão, presente sobre a reflexão-na-ação anterior, possibilita o início de um diálogo de pensar e fazer por meio do qual o profissional pode se tornar ainda mais habilidoso. Pelo processo reflexivo, o profissional idealiza ações para resolver problemas e produz soluções. A reflexão sobre cada tentativa e seus resultados viabiliza o campo para uma próxima ação. **Considerações Finais**: A reflexividade na formação acadêmica e no trabalho tem potencial significativo de produzir transformações na prática profissional. O processo de conhecer e refletir na ação precisa ser estimulado e abrir espaços para que se transforme na reflexão sobre a reflexão-na-ação. **Contribuições para a Enfermagem: **A prática reflexiva se desenvolve no trabalho em saúde, em especial na atenção domiciliar, em que o profissional pode se deparar com situações problemáticas, e por meio da prática reflexiva cria ou adapta soluções, implementa e avalia o efeito, podendo reproduzir em outras situações semelhantes.
Referências: 1. Schön DA. Educando o Profissional Reflexivo. Um Novo Design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
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3. Lima CA et al. A teoria em prática: interlocução ensino-serviço no contexto da atenção primária à saúde na formação do(a) enfermeiro(a). J. res.: fundam. care. online 2016a. out./dez. 8(4): 5002-5009.
4. Abrahão AL, Merhy EE. Healthcare training and micropolitics: concept tools in teaching practices. Interface (Botucatu). 2014; 18(49):313-24. |