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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5117379


5117379

EDUCAÇÃO PERMANENTE FERRAMENTA DE GESTÃO EM DUAS CLÍNICAS COMUNITÁRIAS DA FAMILIA - NITERÓI

Autores:
Mayki Bruno dos Santos Gonçalves|maykibruno@gmail.com|estudante de Graduação|estudante|aluno|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Maritza Consuelo Ortiz Sanchez|morsa_peru@yahoo.com|enfermeira|doutorado|professora do Departamento de Fundamentos de Enfermagem E Administração/escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Eeaac/universidade Federal Fluminense.|universidade Federal Flum ; João Victor Lima da Silva|lima21@outlook.com|enfermeiro|enfermeiro|enfermeiro|universidade Federal Fluminense ; Maria Lelita Xavier|litaxprofessorauerj@gmail.com|enfermeira|doutorado|professor Adjunto|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Miriam Marinho Chrizostimo|miriammarinho@hotmail.com|enfermeira|doutorado|professora do Departamento de Fundamentos de Enfermagem E Administração/escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Eeaac/universidade Federal Fluminense.|universidade Federal Flu

Resumo:
**Introdução**: O estudo tem por objeto a educação permanente como ferramenta de gestão. A educação permanente é compromisso pessoal do enfermeiro e das organizações empregadoras por meio da formação de uma rede de conhecimento permanente. **Objetivo: **Analisar a prática da educação permanente como ferramenta de gestão realizada pelos enfermeiros em duas Clínicas Comunitárias da Família em Niterói. **Metodologia: **Pesquisa descritiva qualitativa com aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal Fluminense CAAE 64840416.3.0000.5243/2017. A pesquisa se deu em duas Clínicas Comunitárias da Família situadas no municipio de Niterói, onde enfermeiros trabalham concomitantemente nas duas clínicas e responderam a entrevista semiestruturada. Na análise temática emergiu uma categoria que colocou em evidência as informações obtidas e possibilitou inferências à luz da literatura existente**_._**. **Resultados**: a categoria a Educação Permanente é uma estratégia para o aperfeiçoamento e a otimização da gestão dos serviços em proveito da atenção aos usuários**.** **Conclusão**: a Educação Permanente é uma ferramenta necessária para a gestão que deve ser utilizada pelos enfermeiros em prol da qualidade do atendimento aos usuários. Conclui-se ainda, que** e**xiste a EP **contribui** com o processo de trabalho dos enfermeiros, ao considerar o planejamento que é realizado; a problematização das vivencias práticas, a qual soluciona as objeções e traça novos caminhos junto a equipe multidisiclinar, com a atualização ou transformação dos conhecimentos favorecendo o crescimento pessoal e profissional, melhora o trabalho em equipe e possibilita mudanças na prática.


Referências:
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