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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5098069


5098069

MODOS DE SE NASCER: NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Autores:
Ana Luiza Amancio de Farias|analuifarias@gmail.com|enfermeira|bacharel Em Enfermagem|residente de Obstetricia|iff/fiocruz ; Flavieny Letícia Barbosa||enfermeira|bacharel Em Enfermagem|enfermeira|fundação Tecnico Educacional Souza Marques ; Carlos Eduardo Pessanha Boller||enfermeiro|mestre Em Avaliação de Tecnologias Em Saúde|tecnologista Em Saúde Pública|iff/fiocruz ; Simone Carvalho Neves||enfermeira|mestre Em Ciências|professora Adjunta I|fundação Tecnico Educacional Souza Marques ; Paulo Alexandre de Souza São Bento||enfermeiro|doutor Em Ciências|tecnologista Em Saúde Pública|iff/fiocruz

Resumo:
**Introdução:** o Brasil  possui elevadas taxas de cesarianas e vive-se, ainda que com muitas resistências, uma transição paradigmática relacionada aos modos de se nascer. Neste sentido, é fundamental conhecer como está a  formação acadêmica dos profissionais que exercerão o ofício nesta área. **Objetivos: **discutir as narrativas de graduandos de enfermagem e medicina sobre o parto vaginal e a cirurgia cesariana; discernir nas narrativas o que é opinião (doxa) e o que é conhecimento (episteme), acerca dos modos de se nascer; e analisar os conhecimentos e opiniões dos graduandos à luz de referências sobre o parto e nascimento na ciência baseada em evidências. **Método:** foi utilizado_ Narrativas de vida_. Foram entrevistados 32 estudantes ao todo, sendo 16 de cada carreira a partir de uma única pergunta. Critério de inclusão dos participantes: estudantes de enfermagem que já haviam cursado a disciplina de _Saúde Integral da Mulher_ e estudantes de medicina que haviam cursado a disciplina de _Obstetrícia_. O material analítico é composto por 50 páginas de narrativas. Certificado de Apresentação para Apreciação Ética n. 91184318.0.0000.5239. **Resultados: **fragilidades diversas foram encontradas em ambas as carreiras, há um difícil trânsito entre as narrativas que evocavam opiniões para um posicionamento crítico embasado no saber científico. A narrativa simples sem citar fontes confiáveis foi tomada como baliza importante para delimitar a linha sútil entre a opinião e o conhecimento. Os estudantes de enfermagem e medicina defendem o parto como a _melhor_ via para se nascer. Contudo, acadêmicos de medicina ainda revelam o conflito com a dicotomia teoria/prática, adicionando adversativas para defender a cesariana, para além do que as evidências recomendam. **Conclusão: **deslocar-se da fala opinativa para a fala científica não é um exercício simples, tampouco, estimulada. Os estudantes narram seus _saberes _obstétricos, mas não os elevam para o plano do conhecimento científico.


Referências:
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